|
|
...
Lorena
Cannas
Cachoeira Paulista
...
ram. S. Paulo EFCB-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
...
|
|
|
|
|
E. F. do Norte (1892-1896)
E. F. Central do Brasil (1896-1975)
RFFSA (1975-1998) |
CANAS (antiga CUNHA BARBOSA)
Município de Canas, SP |
Ramal de São Paulo - km 272,330 |
|
SP-1067 |
Altitude: 527 m |
|
Inauguração: 28.09.1892 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1892? (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1869,
foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte
(ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha
da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877,
chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se
com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia
ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do
tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no
terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração
oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com
festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas
e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação
em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da
decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a
queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central
do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte,
com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro
trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho
todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho
entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980,
pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos
provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte
de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do
Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária
da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal,
continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro
II-Japeri, no RJ. |
|
A ESTAÇÃO: "Tendo
este Governo reclamações de vários cidadãos,
declarando que por falta de uma estação dessa estrada
na colonia das Cannas, os moradores da mesma colonia são onerados
no transporte de seus productos e nos bilhetes de passagens com uma
taxa dupla, da que é rasoavel, exigindo-se-lhes quantia egual
á que se cobra de Lorena a Cachoeira para as communicações
e transporte da colonia a qualquer daquellas localidades; (...) considerando
taes reclamações justas e no caso de serem attendidas,
levo-os ao vosso conhecimneto, afim de que providencieis a respeito,
reclamando deste governo as medidas que, para este fim foram necessarias.
Saude e fraternidade, Prudente J. de Moraes Barros - Ao cidadão
Presidente da Directoria da Companhia São Paulo e Rio de Janeiro"
(Carta de 6/8/1890, Exposição do Presidente da Província,
1890, p. 112-A).
Dois anos depois dessa carta enviada pelo então
Presidente da Província ao presidente da Companhia, a estação
de Cannas foi inaugurada em 1892.
O nome vinha do ribeirão
das Cannas, ali próximo. Deu origem ao atual município de Canas,
emancipado nos anos 1990. O nome se originou do canavial que existia
ali, propriedade da Sucrerie Brasilliene de Lorena,
mesmo grupo de outras usinas em Piracicaba, Rafard e
Porto Feliz no início do século XX.
A parada foi elevada a estação em 1893 (ver caixa abaixo, de 1893).
Por um curto
espaço de tempo, nos anos 1950, a estação se
chamou Cunha Barbosa, mas depois retomou o antigo nome. A estação
já foi demolida, e em 2001, qquando lá estive pela última vez, mal se notavam os restos da antiga plataforma.
"Creio que a estação de Canas foi demolida ainda em meados
da década de 1970, pois lembro que mais ou menos nesta época passei
por lá com meus avós e a estação já havia sido demolida. A minha avó
morou numa das antigas casas da turma dessa estação, que segundo ela
contava, era uma pequena chácara e o meu bisavô foi guarda-chaves
da estação até morrer atropelado por um trem por volta de 1929. O
supervisor da MRS, Vicente Mauro da Silva, também me contou
que quando entrou para a RFFSA, em 1978, a estação já havia sido demolida,
assim como o seu pátio de manobras também não mais existia. Isso leva
a concluir que a demolição desta estação ocorreu em algum ano anterior
a 1978. No guia Levi de 1976 ela ainda consta, mas nenhum dos trens
da época paravam mais lá, talvez já tivesse sido demolida"
(Marco Giffoni, 12/2002).
|
1877
AO LADO: Em 1877 a estação de Canas ainda não existia, mas o local já tinha nome, que batizaria a estação construída 15 anos mais tarde, em 1892
(A Provincia de S. Paulo, 09/05/1877). |
|
1891
AO LADO: O Engenho Central de Lorena pediu para a estação ser construida na colonia do mesmo nome da estação. Foram atendidos em agosto do ano seguinte
(O Estado de S. Paulo, 7/7/1891). |
|
1891
AO LADO: O local onde deverá ser construída a estação
(O Estado de S. Paulo, 4/9/1891). |
|
1893
AO LADO: A parada é elevada a estação
(O Estado de S. Paulo, 15/8/1893). |
|
1895
AO LADO: Conflitos na estação
(O Estado de S. Paulo, 19/6/1895). |
|
1895
AO LADO: Morte na estação e de um trabalhador na ponte
(O Estado de S. Paulo, 24/7/1895). |
|
1898
AO LADO: Descarrilamento na estação
(O Estado de S. Paulo, 1/2/1898). |
|
1935
AO LADO: Outro descarrilamento na estação
(O Estado de S. Paulo, 15/8/1935). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Elcio
Molinari; Marco Giffoni; Nilton C. A. Cerbino; Acervo Prefeitura de
Canas, SP; Exposição do Presidente da Província,
1890; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Canas, provavelmente anos 1950. Foto
cedida por Marco Giffoni. acervo Elcio Molinari |
A estação de Canas, sem data. Foto cedida por
Nilton C. A. Cerbino, dos arquivos da Prefeitura da Canas |
A estação em 1978, segndo o autor da foto, às vesperas da demolição. Foto Gilson Quintas |
À direita da foto, os restos da plataforma da estação
demolida. À esquerda, uma fábrica abandonada (04/08/2001).
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Vistos do viaduto que cruza a linha, os restos da plataforma,
em 04/08/2001. Compare os dois postes e a casinha à esquerda
com a foto anterior. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Ao fundo, restos da plataforma da antiga estação
de Canas, em 04/08/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
Atualização:
07.06.2021
|
|