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E. F. Araraquara
(1912-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
SCHMIDT
Município de São José
do Rio Preto, SP |
Linha-tronco - km 218,920 (1933) |
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SP-0322 |
Altitude: 489 m |
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Inauguração: 01.10.1912 |
Uso atual: fechada (2012) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Schmidt foi aberta em 1912, e permanece na linha
desde então, mesmo com a retificação e alargamento de bitola entre
1950 e 1955.
A implantação da estação pela ferrovia
deu origem ao vilarejo em volta, que surgiu em 1913. Não encontrei
nenhuma indicação escrita que confirme que o prédio
atual é o mesmo que teria sido construído em 1912.
O sobrenome do engenheiro Karl Ebenhardt Jacob Schmidt (tt),
ou simplesmente Carlos, como era chamado, era considerado errado
pela Prefeitura, que afirmava que o nome correto era Schmitt;
porém, a maioria dos sobrenomes alemães com este nome
é grafado como Schmidt. O engenheiro era alemão,
nascido em 1850, e chegou ao Rio de Janeiro em 1880, seguindo
dali para Rio Claro, SP, onde se casou. Trabalhou em diversas
ferrovias no Estado, e era chamado em Araraquara, uma das cidades
onde esteve, de Alemão das Mulas, pois percorria o Estado
montado numa mula. Em que a Prefeitura se basearia para dizer que
o nome original do distrito estava errado?
Com tt ou dt, o povoado cresceu rapidamente e o distrito
foi criado em 1927.
Em 1986, já desativada, era recomendada a demolição do prédio
da estação pela Fepasa, mas o prédio milagrosamente
sobreviveu desde então.
A estação foi fechada no final de 1976; posteriormente
foi utilizada como moradia.
Em 2014, a estação passou a ser o ponto final de um
trem turistico (que funciona raramente) entre a estação
central da cidade e ela.
ACIMA: Planta baixa da estação, feita pela Prefeitura
Municipal em 2008 (Prefeitura Municipal).

ACIMA: Depois do pátio, a vida rural
e o sossego de Engenheiro Schmidt (Foto Caio Bourg, março de
2009).

ACIMA: Planta da sede do distrito de Engenheiro
Schmidt, renomeado pela Prefeitura como Engenheiro Schmitt (!!!).
O pátio ferroviário e a estação estão
dentro do círculo assinalado (Mapa da Prefeitura Municipal - sem data).
ACIMA: Vista de parte da plataforma da estação com a placa identifidora em foto de 29/10/2018 (Foto Edi Cleiton Sampaio Olivio).
(Fontes: Hermes Y. Hinuy; Carlos Roberto de
Almeida; Caio Bourg; IPHAN-SP; Prefeitura Municipal de São
José do Rio Preto, 2008; O Estado de S. Paulo, 28/11/1976,
pp. 57-58; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas,
1986; E. F. Araraquara: Listagem oficial de estações.
1933; E. F. Araraquara: Relatórios anuais. 1940-60; IGG-SP,
1945; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Placa junto à estação, em 12/04/2001. Foto
Hermes Y. Hinuy |

A estação, em 12/04/2001. Foto Hermes Y. Hinuy
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A estação em 03/2009. Foto Caio Bourg |

A estação em 20/10/2012. Foto Carlos Roberto de
Almeida |

A estação em 29/10/2018. Edi Cleiton Sampaio Olivio |
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Atualização:
05.11.2018
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