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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1896-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
Estrada de Ferro Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CERQUEIRA
CÉSAR
Município de Cerqueira César,
SP |
Linha-tronco - km 418,824 (1924);
km 406,374 (1934); km 367,708 (1960) (*) |
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SP-1137 |
Altitude: 723 m |
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Inauguração: 01.11.1896 |
Uso atual: Órgãos da Prefeitura
(2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1923 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cerqueira César foi e inaugurada em 1896, como
ponta da linha-tronco, que, na época, completava 421 km. Os relatórios
da ferrovia, durante a construção do
trecho além de Avaré, citavam o "prolongamento até Três
Ranchos", núcleo da futura cidade, que recebeu desde a inauguração
da estação o seu nome definitivo. a localidade, no entanto, ainda foi chamada de Tres Ranchos por alguns meses.
Com a situação precária da Sorocabana, que perdurou até cerca de 1905,
acabou por ser o ponto final da ferrovia por dez anos
e por isso desenvolveu-se rapidamente.
Na data de sua inauguração em 1896, a estação consistia de dois vagões de madeira (ver caixa abaixo, de 19/2/1898). Dois anos depois, em fevereiro de 1898, já era um galpão de madeira com telhas de zinco (ver caixa abaixo, de 11/2/1898). Se este último prédio perdurou com suas funções até 1923, ano em que se construiu o prédio que serviu copmo estação até os anos 1990 e que está ali até os dias de hoje, este autor não conseguiu saber com certeza.
Já em 1918 se tornava município, separando-se de Avaré.
Em 1923, foi construído um novo prédio para a estação.
A estação foi fechada pela FEPASA no início do
mês de fevereiro de 1991.
Em 15 de janeiro de 1999, passou por ali o último trem de passageiros
da antiga linha-tronco da Sorocabana, suprimido pela Ferroban, sucessora
da Fepasa estatal.
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1895
AO LADO: Propaganda que ressaltava ser um belo negócio
comprar terras nas localidades próximas a Três
Ranchos, futura Cerqueira Cesar (O Estado de S. Paulo, 1/4/1895)
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1895
AO LADO: A inauguração de Três
Ranchos, futura Cerqueira Cesar era para sair rm 1895, mas ficou para o ano seguinte (O Estado de S. Paulo, 29/7/1895) |
ACIMA: Horário dos novos trens para
Cerqueira Cesar, ponta de linha em 1896. Havia baldeação
em Botucatu. Para quem vinha da Capital, isto significava uma noite
na cidade (O Estado de S. Paulo, 25/10/1896).
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1898
AO LADO: Ter-se-á confirmado
esta linha de troleys? É possível, pois Óleo
jamais teve estação em sua sede, mas, em 1908, abriu-se
uma estação em um distrito afastado, Batista
Botelho, também na linha-tronco da EFS (O Estado de
S. Paulo, 15/01/1898). |
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1898
AO LADO: A estação já não mais apenas os dois vagões de madeira - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de
S. Paulo, 11/02/1898). |
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1898
AO LADO: Dois anos antes, na inauguração em 1896, a estação era apenas dois vagões de madeira - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de
S. Paulo, 19/02/1898). |
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1898
AO LADO: Pouco mais de um mês depois, outra linha de troleys para Oleo? Ou mudou o dono? (O Estado de
S. Paulo, 23/02/1898).
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1898
AO LADO: Por algum tempo, discutiu-se muito o embarque de latex da mangabeira na estação de Cerqueira César (O Estado de
S. Paulo, 13/8/1898). |
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1898
AO LADO: As cidades no entorno de Cerqueira César têm atrasos em mercadorias por que a Sorocabana não consegue resolver o tempo de trajeto da Capital a Cerqueira Cesar - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de
S. Paulo, 31/10/1898). |
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1902
AO LADO: Um porco na 1a classe do trem misto que saiu de Cerqueira César (O Estado de
S. Paulo, 11/4/1902). |
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1902
AO LADO: Violencia gratuita na estação (O Estado de
S. Paulo, 20/4/1902). |
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1920
AO LADO: Inauguração
da luz elétrica na cidade (O Estado de S. Paulo, 3/1/1920). |
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1920
AO LADO: Aprovada a construção de nova estação (O Estado de S. Paulo, 6/6/1920). |
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1922
AO LADO: Demora na construção da nova estação (O Estado de S. Paulo, 22/4/1922). |
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1923
AO LADO: Inauguração
da nova estação (O Estado de S. Paulo, 10/4/1923).
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1927
AO LADO: Nova caixa d'água
para a estação (O Estado de S. Paulo, 8/2/1927).
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1946
AO LADO: Mais dois trens de passageiros servirão Cerqueira César (O Estado de S. Paulo, 01/01/1946). |
ACIMA: Pátio da estação de Cerqueira Cesar em 2019 (Foto Rafael Javaro em 21 de julho).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa
local; Renato Gigliotti; Adriano Martins; O
Estado de S. Paulo, 1895-9, 1898, 1923, 1927e 3/3/1991;
Sorocabana: Relatórios anuais, 1875-1969; IBGE, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, em 22/10/2000 - foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, do lado da plataforma, em 22/10/2000
- foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Cerqueira César, em 2001.
Foto Adriano Martins |
A estação, em 29/12/2010. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, do lado da plataforma, em 29/12/2010.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Cerqueira Cesar em 1/2015. Foto Renato
Gigliotti |
A estação, repintada em 2016. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
23.03.2022
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