|
|
...
Pedregulho
Chapadão
Igaçaba
...
Linha do Rio Grande-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1888-1970)
E. F. Vale do Bom Jesus (1991-2004) |
CHAPADÃO
(antiga MONTE ALTO)
Município de Pedregulho, SP |
Linha do Rio Grande - km 461,835 |
|
SP-0854 |
Altitude: 1.004 m |
|
Inauguração: 05.03.1888 |
Uso atual: fechada (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1990 |
|
HISTORICO DA LINHA: A
Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886,
e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande
e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba
já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com
a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho
foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi.
Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980,
passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados.
Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e
Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
|
|
A ESTAÇÃO: Aberta
em 1888, a estação tinha então o nome de Monte Alto (ver caixa abaixo)
Em 1897, passou a se chamar Chapadão (ver caixa abaixo). O motivo para a mudança foi que o pessoal de Jaboticabal se queixou que havia uma cidade com o mesmo nome (Monte Alto) ali perto e o correio estava fazendo confusão de entregas - sempre lembrando que naqueles tempos distantes não havia CEP no Brasil.
Em 1958, a notícia na já então combalida linha do Rio
Grande: "Domingo último, por volta das 8:30 hs.,
cinco máquinas da Cia. Cit Pavimentação e Terraplanagem
S. A. ao passarem sobre os trilhos da Mogiana entre as estações
de Rifaina e Chapadão arrancaram-nos, fazendo com que o trem,
que por ali deveria passar pouco depois, esperasse cerca de uma hora.
As máquinas, sendo muito baixas, pegaram com suas facas uma
parte dos trilhos, deslocando-os do lugar, o que impediu a passagem
do noturno procedente de Uberaba" (O Comércio da
Franca, 18/11/1958).
A estação foi extinta em 01/07/1970, com a supressão do trecho Pedregulho-Jaguara
(*RM-1970). Os trilhos, mais tarde, foram retirados.
Mas, em março de 1991, a estação foi recuperada, e com a colocação
de trilhos novos, passou a ser uma das quatro estações da linha turística
da "Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus", empresa tocada pela
ABPF que faria circular, no antigo leito, trens a vapor até Rifaina.
A ferrovia funcionou por menos de cinco anos, até 1994, e parou quando
parte de um aterro foi levado pelas chuvas e deixou a linha sem sustentação
Em 2015, a área da estação foi concedida à Prefeitura de Pedregulho
pela Superintendencia do Patrimonio da União em São Paulo. A prefeitura,
por sua vez, cedeu-a à APPF - Associação Pedregulhense
de Preservação Ferroviária.
Em dezembro de 2022, estava fechada e mal cuidada.
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Antonio Carlos Mussio)
1887
AO LADO: A nova estação foi aprovada, e seria entregue 6 meses mais tarde (A Provincia de S. Paulo, 29/9/1887). |
|
1891
AO LADO: Acidente entre Monte Alto e Indaiá (A Provincia de S. Paulo, 19/5/1891). |
|
|
1897
AO LADO: A estação vai mudar de nome
(O Estado de S. Paulo, 27/3/1897). |
|
1897
AO LADO: A estaçãp efetivamente mudou de nome
(O Estado de S. Paulo, 2/4/1897). |
ACIMA: Em 1962, descarrilou um trem em Chapadão (Diario de Franca, 26/10/1962 - seção 50 anos atrás).
ACIMA:
Quando o trem da Vale do Bom Jesus ainda ia para Chapadão...
(Foto Carlos Augusto Leite Pereira, em agosto de 1994).
ACIMA: A estação de Chapadão, fechada (Foto Jurandir Junior, em 15/12/2022).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Carlos Augusto Leite Pereira; César Sacco; Cesar Café
Barreto; O Comércio da Franca, 1958; Folha de S. Paulo, 2000) |
|
|
|
Em 1990, a estação preparada para o seu novo destino.
Foto da Revista da Frateschi |
Em 1991, a EFVBJ em início de operação
em Chapadão. Foto César Sacco |
Em abril de 2000, a vila ferroviária. Foto da Folha
de S. Paulo, de 30/04/2000 |
Estação de Chapadão, em 28/12/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Chapadão, em 28/12/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 06/2004. Foto Cesar Café Barreto |
|
|
|
|
Atualização:
15.12.2022
|
|