A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Chave Stein
Elias Fausto
Chave Queluz
...

seção Ituana - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
...
 
Cia. Ytuana (1875-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-c.1990)
ELIAS FAUSTO (antiga MONTE-MOR)
Município de Elias Fausto, SP
Ramal de Piracicaba - km 173,781   SP-0134
Altitude: 584 m   Inauguração: 1875
Uso atual: em reforma (1915)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1899
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
 
A ESTAÇÃO: Embora conste em algumas fontes o ano de 1873 como sendo o da inauguração da estação original, o mais provável é que a chegada do ramal que deveria ir até São Pedro tenha ocorrido somente em 1875, com esta estação sendo um terminal provisório.

O seu nome original foi Monte Mor, pois, embora distante desta vila, o local da estação estava no município na época. Recebeu o novo nome somente em 1900, como uma homenagem ao então Diretor-Superintendente da Ituana, dr. Elias Fausto Pacheco
Jordão
. No entanto, continuou por algum tempo a ser chamada com o nome antigo, como mostram alguns artigos de jornais da época.

O problema do nome da estação causava demora na entrega da correspondência para o bairro da estação. Moradores do local da estação, que ficava no bairro de São José das Palmeiras, reivindicavam então, em 1900, que o nome fosse alterado para o deste bairro (veja caixas de 1900, abaixo).

A estação deu origem à vila que mais tarde se tornou município com o mesmo nome.

Em 1899, o prédio foi reconstruído, e, em 1908, ampliado.

Em 1976, o trem de passageiros foi suprimido e o ramal foi sendo desativado também para cargas, com o passar dos anos.

Por volta de 1990, os trilhos foram retirados.

Em 2009, a antiga estação servia de sede para a Câmara Municipal de Elias Fausto.

Em 2015, a Câmara mudou-se para outro local e a estação foi esvaziada; em outubro, quando lá estive, o prédio estava sendo pintado e deveria abrigar quando pronto a "casa da Terceira Idade".

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE (gentileza Adriano Martins)

1875
AO LADO:
Acidente com morte na estação de Monte-Mor (O Estado de S. Paulo, (16/9/1875).
1900
AO LADO:
Os habitantes da vila de São Joaé dos Palmeiras querem que a estação de Monte-Mor passe a ter o nome dessa vila (Nota: esta troca nunca ocorreu e uma cidade paranaense hoje em dia detém este nome) (O Estado de S. Paulo, (09/01/1900).
1900
AO LADO:
Anuncio de mudança de nome da estação de Monte-Mor para Elias Fausto (O Estado de S. Paulo, (23/06/1900).
1900
AO LADO:
O pessoal da vila gostou da mudança de nome da estação (O Estado de S. Paulo, (02/07/1900).
ACIMA: A placa da estação ainda se encontrava ali no prédio em 2015 (Foto Wilson de Santos Jr., janeiro de 2015).

ACIMA: As duas caixas d'água da estação - uma de concreto, redonda, e a outra de ferro fundido que deve ser do tempo da Ytuana (Foto Ralph M. Giesbrecht em 8/10/2015).

ACIMA: Na fotografia, toda a parte urbana de Elias Fausto em 2015. No centro e em primeiro plano, a cidade velha, com as três ruas principais que seguem no sentido da antiga linha férrea. A estação pode ser vista CLICANDO-SE SOBRE A FOTO (Foto Prefeitura do município de Elias Fausto).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Wilson de Santis Jr.; Adriano Martins; José Pinto Siqueira Jr.; E. F. Ytuana: Relatórios anuais, 1872-91; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1892-1969; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Elias Fausto em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958

A estação em 1980. Foto José Pinto Siqueira Jr.

A estação sendo reformada, em 14/03/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação sendo reformada, em 14/03/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 04/2003. Foto Adriano Martins

Antiga estação de Elias Fausto em maio de 2009. Foto Wilson de Santis Jr.

Antiga estação de Elias Fausto em maio de 2009. Foto Wilson de Santis Jr.

A ex-estação em 8/10/2015, quando estava sendo pintada.

A ex-estação em 8/10/2015, quando estava sendo pintada.
     
Atualização: 23.11.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.