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E. F. Sorocabana
(1970) |
CIDADE JARDIM
(PARADA)
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km |
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SP-1149 |
Altitude: - |
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Inauguração: 02.02.1970 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: somente plataforma |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha
hoje está desativada até para cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: Na linha original
do ramal de Jurubatuba da EFS, existiam, além das 11 estações,
várias paradas não oficiais, em alguns casos provavelmente balões
de ensaio para futuras estações do trecho. Cidade Jardim era
uma delas. Essa parada localizava-se embaixo da ponte do mesmo nome,
era um mero estrado de madeira, sem cobertura nem escritório. Como
relata Soler, um ex-funcionário da FEPASA, segurança de estações,
que trabalhou por sete meses em Cidade Jardim: "esta estação,
para embarcar, era pior do que embarcar hoje em Cimenrita ou Ambuitá".
Sua construção começou em 23/08/1969, e sua inauguração deu-se em
02/02/1970. Foi construída para suprir o trecho sem estações entre
Pinheiros e Traição. Mas, como ela tinha embarque de poucos passageiros,
sendo a parada com menor número de passageiros entre Jaguaré e Jurubatuba,
não durou muitos meses". Segundo Rafael Asquini (2007), "como
parada durou alguns meses em 1970, recebendo em média 10 pessoas por
dia"! Em 08/12/1970, foi desativada, e 13 dias depois, começou
a ser desmontada. Segundo documentos antigos da FEPASA, nesta estação
embarcaram 3064 passageiros durante estes pouco mais de 300 dias de
sua existência. Trinta anos depois, uma estação moderna, com o mesmo
nome, foi inaugurada pela CPTM não muito longe do antigo estrado de
madeira. |
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Atualização:
19.02.2017
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