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VXY Mogiana em MG
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Pinheiros-original
Parada Cidade Jardim
Parada Traição
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ramal Jurubatuba - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1970)
CIDADE JARDIM (PARADA)
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km   SP-1149
Altitude: -   Inauguração: 02.02.1970
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: somente plataforma
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: Na linha original do ramal de Jurubatuba da EFS, existiam, além das 11 estações, várias paradas não oficiais, em alguns casos provavelmente balões de ensaio para futuras estações do trecho. Cidade Jardim era uma delas. Essa parada localizava-se embaixo da ponte do mesmo nome, era um mero estrado de madeira, sem cobertura nem escritório. Como relata Soler, um ex-funcionário da FEPASA, segurança de estações, que trabalhou por sete meses em Cidade Jardim: "esta estação, para embarcar, era pior do que embarcar hoje em Cimenrita ou Ambuitá". Sua construção começou em 23/08/1969, e sua inauguração deu-se em 02/02/1970. Foi construída para suprir o trecho sem estações entre Pinheiros e Traição. Mas, como ela tinha embarque de poucos passageiros, sendo a parada com menor número de passageiros entre Jaguaré e Jurubatuba, não durou muitos meses". Segundo Rafael Asquini (2007), "como parada durou alguns meses em 1970, recebendo em média 10 pessoas por dia"! Em 08/12/1970, foi desativada, e 13 dias depois, começou a ser desmontada. Segundo documentos antigos da FEPASA, nesta estação embarcaram 3064 passageiros durante estes pouco mais de 300 dias de sua existência. Trinta anos depois, uma estação moderna, com o mesmo nome, foi inaugurada pela CPTM não muito longe do antigo estrado de madeira.
     
     
     
     
Atualização: 19.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.