|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1964-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CRAVINHOS-NOVA
(antiga E-2)
Município de Cravinhos, SP |
variante Bento Quirino-Entroncamento - km 267,604 |
|
SP-0005 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.05.1964 |
Uso atual: fechada (2016) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1964 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Com obras
que duraram quase dez anos, a Mogiana entregou em 1964 esta variante
que substituía a linha-tronco original no trecho entre as estações
de Bento Quirino e Alto, esta um pouco antes da estação de Entroncamento,
então a última do tronco original. Com a retirada posterior dos trilhos,
sete estações foram fechadas, uma (a de Ribeirão Preto original) foi
desativada três anos depois e outra (Barracão) passou a servir o ramal
de Sertãozinho. Por sua vez, cinco estações novas foram criadas na
variante, que opera até hoje e trasnportou trens de passageiros até
agosto de 1997. |
|
A ESTAÇÃO: A estação foi
aberta em 1964, na linha nova da Mogiana (variante Bento Quirino-Alto),
e inicialmente era chamada apenas de "E2".
Alguns anos mais tarde, recebeu o nome de Cravinhos, mas fica
a nove quilômetros do centro da cidade, chegando-se
hoje a ela por uma variante da rodovia Cravinhos-Serrana.
Com o fim do trem de passageiros, em fins de 1997, foi abandonada
de vez.
O seu hall central estava imundo e cheio de excrementos, e a plataforma,
coberta pelo mato, em dezembro de 1999, quando lá estive.
A estação, em 2006, estava melhor do que em 1999: "A
estação provavelmente está ocupada por alguém (pelo menos há
uma placa dizendo que é propriedade particular,
deve ter sido comprada por alguém), fato que impediu uma depredação
mais severa. Fiquei contente em achar a placa da época do Carvalho
Pinto, existia uma igual em Evangelina e me lembro que chamava atenção
quando era criança. A estação está relativamente boa, foi bom que
alguém tomou conta, senão provavelmente já a teriam destruído. Fica
num local muito bonito com muitos pesqueiros, chácaras e sítios.
A vila ferroviária está lá e as casinhas estão conservadas. No
terreno ao lado da estação está a subestação de força da eletrificação
do trecho de Campinas e Ribeirão Preto. Esta está saqueada, abandonada
e hoje serve de pasto a alguns cavalos. Mais um exemplo, entre milhares,
de desperdício e ingerência do dinheiro e patrimônio público"
(Rodrigo Cabredo, 09/2006).
Em 2019, a estação estava abandonada.
(Veja também CRAVINHOS)
1964
AO LADO: resumido
da Folha de S. Paulo, 6 e 7/2/1964..
|
Em 5 de fevereiro de 1964, portanto na fase
em que tanto a estação quanto a linha já
estavam prontas mas funcionavam somente para cargas (não
havia havido uma inauguração oficial ainda),
dois vagões da Mogiana com um carregamento de espingardas
e armas de caça foi retido na estação
de Cravinhos-nova (E-2), sem documentação. Somente
no dia seguinte foram liberados. Tratava-se realmente de carga
legal, cujos documentos haviam sido deixados por engano em
Campinas e se destinavam a Uberlândia
|
ACIMA: Esquema do pátio de Cravinhos-nova
em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA: O mapa mostra a distância entre
a estação de Cravinhos-velha (canto inferior esquerdo)
e a de Cravinhos-nova (canto superior direito), esta não aparecendo
marcada no mapa, mas junto ao cruzamento da estrada em vermelho com
a variante). Notar que no mapa a linha velha aparece como abandonada,
mas já havia sido retirada na época (IBGE, 1982).
ACIMA: Casas de turma no pátio de Cravinhos-nova.
Se estavam conservadas em 2006 (ver texto), em agosto de 2011, data desta foto, já
estavam bem ruins (Foto Marcelo Tomaz).
ACIMA: Pátio e estação em 17/3/2019 (Foto Rodrigo Flores).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio
Rizzo; Marcelo Tomaz; Dimas Levi Ornellas; Rodrigo
Cabredo; Hugo Caramuru; Fernando Pereira; Caio Bourg; Museu da Cia.
Paulista, Jundiaí, SP; Folha de S. Paulo, 1964; Cia. Mogiana:
Relatórios anuais, 1950-69; Cia. Mogiana: Álbum, 1910;
IBGE, 1982; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em atividade, em 1981. Acervo Fernando
Pereira |
A estação em 1990. O carro anexo era de um trem
especial da RFFSA. Foto Hugo Caramuru |
Foto de Ralph M. Giesbrecht mostra a estação em
28/12/1999 |
Outra foto de Cravinhos-nova, por Ralph M. Giesbrecht, em 28/12/1999 |
Lado da plataforma, foto Ralph M. Giesbrecht, em 28/12/1999 |
Antigo hall da bilheteria da estação em 09/2006.
Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em 09/2006. Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em 09/2006. Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em 3/2011. Foto Dimas Levi Ornellas |
Estação de Cravinhos em 26/8/2011. Foto Marcelo
Tomaz |
A estação em 29/12/2016. Foto Silvio Rizzo |
|
|
|
|
|
Atualização:
18.03.2019
|
|