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Embaú
Cruzeiro
Lavrinhas
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Saída para o ramal de Três Corações
(RMV):
Rufino de Almeida
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
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E. F. Dom Pedro
II (1878-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1998) |
CRUZEIRO
Município de Cruzeiro, SP |
Ramal de São Paulo - km
252,382 |
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SP-0025 |
Altitude: 514 m |
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Inauguração: 04.09.1878 |
Uso atual: fechada (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Cruzeiro foi inaugurada pela E. F. Dom Pedro II
em 1878.
A partir de
1884, com a presença o Imperador Pedro II, passou a ser o ponto de partida da E.F. Minas e Rio - que tinha
este nome porque deveria sair de uma estação
na Província do Rio de Janeiro e acabou saindo de Cruzeiro
mesmo - que levava até Três Corações, em Minas, e daí
além (ver caixas abaixo, de 1884).
Nos primeiros anos a estação foi também chamada de Vila Novaes (ver caixa abaixo de 1891).
Esta estrada teve o nome alterado mais de uma vez e, finalmente,
a partir de 1931, passou a fazer parte da RMV - Rede Mineira
de Viação.
"Vale a pena citar que o referida estação pelo
fato de ficar praticamente na metade do percurso do Ramal de São
Paulo era o ponto de cruzamento dos principais trens: DP2 X DP1, DP3
x DP4 e ponto de almoço do SP1 X SP2 - o famoso "expressinho"
(Walter Langbeck, 11/2004).
Depois do fechamento da estação para trens de passageiros,
que se deu nos anos 1980, desta estação de partiu entre 2000 e 2001,
tocado pela ABPF, o trem turístico a vapor que seguia para Passa-Quatro,
em Minas Gerais. Um desabamento logo após o túnel na divisa dos dois
Estados levou o percurso a ser feito somente em território paulista,
até o túnel. Em dezembro de 2001, entretanto, o trem
a vapor foi suprimido por falta de apoio financeiro da Prefeitura.
Em 24/6/2009, anunciava-se que "a cidade de Cruzeiro foi a
primeira do país a ganhar a escritura definitiva dos prédios da antiga
rede ferroviária. Os espaços antes abandonados agora vão dar lugar
a projetos de turismo e cultura (...) O antigo galpão de 14 mil metros
quadrados, que armazenava peças e maquinários, será transformado num
centro de convenções. Os outros três, possivelmente serão destinados
a instalação de uma faculdade. A estação vai funcionar como Secretaria
de Cultura e Turismo, o antigo armazém vai virar um museu ferroviário,
além de um espaço reservado para o curso de restauro ferroviário.
Mudanças que vão mexer inclusive com o trânsito da cidade (...)"
(Extraído da Internet em 24/6/2009, sem citação
da fonte, por Marco Giffoni).
A estação continuava fechada em 2020.
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1882
AO LADO: A locomotiva chegou ao maior tunel (divisa SP-MG) em fins de agosto (A Provincia de S. Paulo , 29/8/1882). |
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1883
AO LADO: Acidente na ferrovia de Rio Verde (era a Minas e Rio) próximo à estação de Cruzeiro. Onde teria sido Tranqueira? (A Provincia de S. Paulo , 29/3/1883). |
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1884
AO LADO: O trem com a familia Imperial pára um tempo em Cruzeiro e aí segue para Três Corações (A Provincia de S. Paulo , 15/6/1884). |
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1884
AO LADO: Outra notícia sobre a ida da trem com a familia Imperial a Cruzeiro seguindo depois para Três Corações (A Provincia de S. Paulo , 20/6/1884). |
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1886
AO LADO: A estação do Cruzeiro era
o ponto inicial da E. F. Minas e Rio. Permutava malas postais
diariamente, que seguiam pela Ramal de São Paulo da EFCB para
a Administração Regional de São Paulo e para o outro lado,
pela mesma linha, para a Administração Federal no Rio de Janeiro
(Márcio Protzner, 27/4/2009).
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1887
AO LADO: Acordo para as estações de Cruzeiro e de Taubaté - nesta época, a E. F. São Paulo-Rio (Ferrovia do Norte) ainda não havia sido incorporada à E. F. D. Pedro II (EFCB) (A Provincia de S. Paulo , 26/5/1887). |
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1891
AO LADO: Vila Novaes era a estação de Cruzeiro (4/9/1891). |
ACIMA: A estação de Cruzeiro,
com o trem ainda ostentando na locomotiva as inscrições
"E. F. M. R." (E. F. Minas and Rio). A foto seria de 1895 (Autor desconhecido).
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1893
AO LADO: Esqueceu caixas na estação de Cruzeiro e conteúdo sumiu (O Estado de S. Paulo , 22/1/1893). |
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1897
AO LADO: A Central do Brasil quer arrendar parte da plataforma para um restaurante (O Estado de S. Paulo , 15/3/1897). |
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1903
AO LADO: O jogo do bicho corre solto nas plataformas da estação de Cruzeiro - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA LER TODO O TEXTO (O Estado de S. Paulo , 15/3/1897). |
ACIMA: Na estação de Cruzeiro,
a recepção ao então candidato à Presidência
da República Marechal Hermes da Fonseca, em viagem do Rio a
Minas Gerais em novembro de 1909 (O Malho, 11/12/1909).
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1913
AO LADO: Passagem subterrânea em Cruzeiro beneficiaria as baldeações para os trens da Rede Sul Mineira, entre as quais Aguas Virtuosas (Lambari)
(O Estado de S. Paulo, 29/3/1913). |
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1921
AO LADO: Novos trens da RSM de Cruzeiro para as estações de água
(O Estado de S. Paulo, 14/2/1921).
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1924
AO LADO: Discussões entre
a Central do Brasil e a RMV atrapalhavam o transporte na estação
(O Estado de S. Paulo, 28/11/1924). |
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1925
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 26/6/1925).
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1927
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 25/10/1927). |
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1931
AO LADO: Novos horarios da Rede
Sul Mineira e da Central de trens que partiam da estação
de Cruzeiro (O Estado de S. Paulo, 2/5/1931).
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ACIMA: Nova mudança de horarios de trens - um deles é suprimido em 1931 (O Estado de S. Paulo, 12/11/1931)
ACIMA: Voluntários de Piracicaba posam
junto ao carro que os trouxe para a estação de Cruzeiro,
de onde partiriam para a batalha (Revista A Cigarra, setembro de 1932).
ACIMA: Composição carregada de material de guerra em 1932 (Revista da Semana, foto publicada em 8/10/1932, logo após o encerramento da revolução constitucionalista).
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1932
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 21/10/1932). |
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1932
AO LADO: Horarios de trens da RMV para Minas Gerais no verão
(O Estado de S. Paulo, 21/12/1932). |
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1933
AO LADO: Trem descarrila na estação
(O Estado de S. Paulo, 2/3/1933). |
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1934
AO LADO: Trem descarrila na estação
(O Estado de S. Paulo, 19/1/1934). |
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1938
AO LADO: Outro trem descarrila na estação
(O Estado de S. Paulo, 29/11/1938).
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1939
AO LADO: Furto de malas na estação
(O Estado de S. Paulo, 30/3/1939).
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1939
AO LADO: Acidente
na estação
(O Estado de S. Paulo, 30/11/1939). |
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1940
AO LADO: Os trens Rio-Cruzeiro e Cruzeiro-RMV não terão mais os carros-salões
(O Estado de S. Paulo, 1/6/1940). |
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1941
AO LADO: Mais um trem para a linha Rio-Cruzeiro durante o verão
(O Estado de S. Paulo, 12/1/1941). |
ACIMA: Estação de Cruzeiro
em 1949 (Foto Robert. S. Pratt - acervo
University of Milwaukee).
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1946
AO LADO: O "Expressinho", velho trem da Central,
oficialmente SP-5, fazia o trajeto Cruzeiro-São Paulo
em 1946, saindo às 5 da manhã da cidade e retornando
à meia-noite (1946).
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1961
AO LADO: Um resumo publicado no jornal
em 1961 dá outra data para a inauguração
da estação (O Estado de S. Paulo, 30/9/1961).
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ACIMA: Dois trens "Húngaros"
cruzam na estação de Cruzeiro. Ano provável da
foto: 1974 (Autor desconhecido).
ACIMA: Trem de passageiros - na verdade, trem
turístico que partiria para Soledade, já que esse trem
já havia sido extinto em linha regular havia anos - na plataforma
da estação de Cruzeiro em 1991 (Foto Flavio Francesconi
Lage).
ACIMA: Antigo armazém da RMV no pátio da estação
de Cruzeiro, com as linhas métricas da Rede Mineira em setembro
de 2008 (Autor desconhecido).
ACIMA: Situação da estação e do pátio de Cruzeiro em 2/9/2018 (Foto Marcelo de Gori).
(Fontes: Thiago Henrique Teixeira;
Hermes Y. Hinuy; Flavio Francesconi Lage; Marco
Giffoni; William Martins; Sergio Moura; Christofer R.; Carlos Campanhã;
Afonso Kohn; Walter Langbeck; Márcio Protzner; O Estado de S. Paulo,
1924,1925, 1938, 1939, 1946 e 1961; A Vida Moderna, 1918; A Cigarra,
1932; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Cruzeiro em 1908. Foto enviada por
Christofer Ray |
A estação em 1917. Acervo Afonso Kohn |
Em 1918, na plataforma de Cruzeiro, recepção a
Antonio Rodrigues Alves, irmão do então Presidente
eleito da República. Foto da revista A Vida Moderna,
de 1918 |
A estação em 1920. Acervo Campanhã |
Estação de Cruzeiro, 2000. Foto Marco Giffoni |
Armazém e pátio da estação, em 2000.
Foto Marco Giffoni |
Plataforma da estação, 2000. Foto Marco Giffoni |
A estação em 2001. Foto Hermes Y. Hinuy |
Outro aspecto da estação, em 01/2004. Foto William
Martins |
Plataformas de Cruzeiro em 11/2008. Foto Sergio Moura |
A estação em 1/2010. Foto Thiago Henrique Teixeira |
A estação em março de 2020. Autor desconhecido |
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Atualização:
27.04.2021
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