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Cruzeiro
Lavrinhas
Villa Queimada
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Dom Pedro
II (1874-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-c.1980) |
LAVRINHAS
Município de Lavrinhas, SP |
Ramal de São Paulo - km
245,700 |
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SP-2287 |
Altitude: 507 m |
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Inauguração: 12.11.1874 |
Uso atual: cartório de notas (2014) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lavrinhas foi inaugurada pela E. F. Dom Pedro II em 1874.
No final dos anos 1970, a linha sofreu uma retificação
de alguns metros e os desvios da estação foram retirados:
o prédio hoje está distante da linha por uns quinze
metros.
Servia em 2014 como cartório de notas e ficava no centro
da pequena e bela cidade de Lavrinhas.
1876
AO LADO: A estrada que ligava a estação às cidades lindeiras estava muito ruim prejudicando as cargas para a ferrovia (A Provincia de S. Paulo,
12/4/1876). |
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1882
AO LADO: Ponte sobre o rio Parahyba do Sul (A Provincia de S. Paulo,
07/12/1882). |
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1935
AO LADO: Choque de trens na estação (O Estado de S. Paulo, 2/2/1935).
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1939
AO LADO: Descarrilamento do expresso
que ligava o Rio a Caxambu (O Estado de S. Paulo,
18/4/1939).
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1940
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação (O Estado de S. Paulo,
27/2/1940). |
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1940
AO LADO: Locomotiva avaria-se próximo à estação (O Estado de S. Paulo,
12/3/1940). |
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Marco Giffoni; Pino Rossi; O Estado de S. Paulo, 1939; __: Vale do
Paraíba e seu desenvolvimento, 1969; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação de Lavrinhas, sem data. Autor desconhecido |
A estação, ainda com pátio e desvios, em
1961. Foto do livro Vale do Paraíba e seu desenvolvimento,
1969, cedida por Marco Giffoni |
A estação de Lavrinhas, fachada, em 20/04/2002.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Lavrinhas, 20/04/2002. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Lavrinhas, 20/04/2002. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 1/2014. Foto Pino Rossi |
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Atualização:
29.08.2021
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