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VXY Mogiana em MG
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Cruzeiro
Lavrinhas
Villa Queimada
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Dom Pedro II (1874-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-c.1980)
LAVRINHAS
Município de Lavrinhas, SP
Ramal de São Paulo - km 245,700   SP-2287
Altitude: 507 m   Inauguração: 12.11.1874
Uso atual: cartório de notas (2014)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lavrinhas foi inaugurada pela E. F. Dom Pedro II em 1874.

No final dos anos 1970, a linha sofreu uma retificação de alguns metros e os desvios da estação foram retirados: o prédio hoje está distante da linha por uns quinze metros.

Servia em 2014 como cartório de notas e ficava no centro da pequena e bela cidade de Lavrinhas.

1876
AO LADO: A estrada que ligava a estação às cidades lindeiras estava muito ruim prejudicando as cargas para a ferrovia (A Provincia de S. Paulo, 12/4/1876).

1882
AO LADO: Ponte sobre o rio Parahyba do Sul (A Provincia de S. Paulo, 07/12/1882).

1935
AO LADO:
Choque de trens na estação (O Estado de S. Paulo, 2/2/1935).

1939
AO LADO: Descarrilamento do expresso que ligava o Rio a Caxambu (O Estado de S. Paulo, 18/4/1939).

1940
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 27/2/1940).

1940
AO LADO: Locomotiva avaria-se próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 12/3/1940).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Marco Giffoni; Pino Rossi; O Estado de S. Paulo, 1939; __: Vale do Paraíba e seu desenvolvimento, 1969; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Lavrinhas, sem data. Autor desconhecido

A estação, ainda com pátio e desvios, em 1961. Foto do livro Vale do Paraíba e seu desenvolvimento, 1969, cedida por Marco Giffoni

A estação de Lavrinhas, fachada, em 20/04/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Lavrinhas, 20/04/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Lavrinhas, 20/04/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 1/2014. Foto Pino Rossi
     
Atualização: 29.08.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.