A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Tapirussu
Quixadá
Juatama
...

Linha-tronco - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. de Baturité (1891-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997)
QUIXADÁ
Município de Quixadá, CE
Linha-tronco - km 189,780 (1960)   CE-3162
Altitude: 180 m   Inauguração: 07.09.1891
Uso atual: abandonada (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Quixadá foi inaugurada em 1891, dez anos depois do previsto (veja caixas abaixo, de 1882 e 1891).

Em 2006 ainda era uma das estações operacionais da CFN, atual concessionária do trecho.

Depois, passou a abrigar a sede da Academia Quixadaense de Letras, em 2012.

Em 2014, a Academia deixou o prédio em mau estado e, em 2015, obras do IPHAN estavam recuperando o prédio. Em 2022, o prédio estava em excelente estado de conservação, sem uso conhecido por mim.

1882
AO LADO; Em fevereiro, anuncia-se o prolongamento da linha até Quixadá e o Cariri, no Crato (A Provincia de de S. Paulo, 10/2/1882)

1891
AO LADO; Mais um anuncio equivocado da chegada da linha a Quixada, desta vez em 26 de agosto de 1891. Mas a inauguração da estação somente dar-se-ia em 7 de setembro. Porém, a linha somente chegaria a Quixadá em 7 de setembro de 1891, dez anos depois do anuncio de 1882 (O Estado de S. Paulo, 2/3/1891)

1893
AO LADO; A linha já havia chegado em Quixadá em 1891 e agora as obras até estavam avançando. A ferrovia chegaria até Quixeramobim em 1894 (O Estado de S. Paulo, 2/3/1893)

ACIMA: Planta da estação em 1910 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Autor desconhecido)


ACIMA: Parte do prédio da estação de Quixadá aparece na fotografia do pátio, provavelmente anos 1910. A fotografia foi tomada no sentido de Juatama, ao lado da serra do Juá (Cartão postal).

ACIMA: O Presidente Getúlio Vargas e sua comitiva desembarcam na estação de Quixadá, em 1933 (Revista Noite Illustrada, 4/10/1933). ABAIXO: Planta da estação de Quixadá (http:// retalhosdequixada.blogspot.com.br)

ACIMA: Mapa (parcial) do municipio de Quixadá com suas estações ferroviárias nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
ACIMA: Estação de Quixadá com troley no pátio (Foto Robert. S. Pratt - acervo
University of Milwaukee - data desconhecida).

ACIMA:A estação em 2021 (Foto Geraldo Landovski)..

(Fontes: Geraldo Landovski, 2021; Carlos Alberto Martins da Matta; Marcelo Queiroz; Roosevelt Reis; IBGE; Noite Illustrada, 1933; http://retalhosdequixada.blogspot.com.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1983 (IBGE)

A estação do Quixadá em 2005. Foto Carlos Alberto Martins da Matta

Estação (à esquerda) e armazém de Quixadá em 11/2009. Foto Roosevelt Reis

A estação em 11/2009. Foto Roosevelt Reis

A estação em 2010. Foto Marcelo Queiroz

A estação. Foto Geraldo Landovski em 2011
     
Atualização: 23.10.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.