|
|
E. F. de Baturité
(1891-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
QUIXADÁ
Município de Quixadá, CE |
Linha-tronco - km 189,780 (1960) |
|
CE-3162 |
Altitude: 180 m |
|
Inauguração: 07.09.1891 |
Uso atual: abandonada (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense
surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta
em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada
nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em
1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede
de Viação Cearense, imediatamente arrendada à
South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração
federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo
a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma
das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida
operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com
a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária
do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente
até os anos 1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Quixadá foi inaugurada em 1891, dez anos depois do previsto (veja caixas abaixo, de 1882 e 1891).
Em 2006 ainda era uma das estações operacionais da CFN,
atual concessionária do trecho.
Depois, passou a abrigar a sede da Academia Quixadaense de Letras,
em 2012.
Em 2014, a Academia deixou o prédio em mau estado e, em 2015,
obras do IPHAN estavam recuperando o prédio. Em 2022, o prédio estava em excelente estado de conservação, sem uso conhecido por mim.
|
1882
AO LADO; Em fevereiro, anuncia-se o prolongamento da linha até Quixadá e o Cariri, no Crato (A Provincia de de S. Paulo, 10/2/1882) |
|
1891
AO LADO; Mais um anuncio equivocado da chegada da linha a Quixada, desta vez em 26 de agosto de 1891. Mas a inauguração da estação somente dar-se-ia em 7 de setembro. Porém, a linha somente chegaria a Quixadá em 7 de setembro de 1891, dez anos depois do anuncio de 1882 (O Estado de S. Paulo, 2/3/1891) |
|
1893
AO LADO; A linha já havia chegado em Quixadá em 1891 e agora as obras até estavam avançando. A ferrovia chegaria até Quixeramobim em 1894 (O Estado de S. Paulo, 2/3/1893) |
ACIMA: Planta da estação em 1910 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Autor desconhecido)
ACIMA: Parte do prédio da estação
de Quixadá aparece na fotografia do pátio, provavelmente
anos 1910. A fotografia foi tomada no sentido de Juatama, ao
lado da serra do Juá (Cartão postal).
ACIMA: O Presidente Getúlio Vargas
e sua comitiva desembarcam na estação de Quixadá,
em 1933 (Revista Noite Illustrada, 4/10/1933). ABAIXO:
Planta da estação de Quixadá (http:// retalhosdequixada.blogspot.com.br)
ACIMA: Mapa (parcial) do municipio de Quixadá com suas estações ferroviárias nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
ACIMA: Estação de Quixadá
com troley no pátio (Foto Robert. S. Pratt - acervo
University of Milwaukee - data desconhecida).
ACIMA:A estação em 2021 (Foto Geraldo Landovski)..
(Fontes:
Geraldo Landovski, 2021; Carlos Alberto Martins da Matta; Marcelo Queiroz; Roosevelt Reis;
IBGE; Noite Illustrada, 1933; http://retalhosdequixada.blogspot.com.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1983 (IBGE) |
A estação do Quixadá em 2005. Foto Carlos
Alberto Martins da Matta |
Estação (à esquerda) e armazém de
Quixadá em 11/2009. Foto Roosevelt Reis |
A estação em 11/2009. Foto Roosevelt Reis |
A estação em 2010. Foto Marcelo Queiroz |
A estação. Foto Geraldo Landovski em 2011 |
|
|
|
|
Atualização:
23.10.2022
|
|