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E.
F. de Baturité (1894-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
JUATAMA
(antiga JUÁ e FLORIANO PEIXOTO) Município
de Quixadá, CE (veja o distrito) |
Linha-tronco
- km 203,411 (1960) |
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CE-3500 |
Altitude: 193 m |
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Inauguração: 04.08.1894 |
Uso atual: em
pé, sem uso conhecido (2019) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação
Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité,
aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada
nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em
1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede
de Viação Cearense, imediatamente arrendada à
South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração
federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo
a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma
das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida
operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com
a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária
do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente
até os anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Juatama foi inaugurada em 1891.
Sua construção aconteceu neste mesmo ano.
A cidade foi um marco importante
para a história local, pois às suas margens o distrito se desenvolveu,
quando na região havia o cultivo do algodão e a criação extensiva
de gado, além de servir de elo entre o interior e principalmente a
capital do Estado. Juatama surgiu, cresceu e desenvolveu-se às
margens da estrada de ferro, como um distrito de Quixadá.
Sua
primeira denominação foi Juá, passando depois a chamar-se Floriano
Peixoto e depois, definitivamente Juatama.
Sintomaticamente,
sua primeira rua chamou-se rua da Estação, hoje Rua Joaquim Medeiros, mas carinhosamente ainda chamada
com seu nome original.
O distrito de Juatama localiza-se a 16 km
da sede do município de Quixadá. A estação ferroviária de Juatama
e a paisagem do distrito foram cenários do filme nacional “O Cangaceiro
Trapalhão", que teve a participação do humorista Renato
Aragão e de vários atores de renome nacional.
Em 2019,
a estação ainda estava em pé e bem conservada exteriormente, sem uso conhecido por mim.
ACIMA: Mapa (parcial) do municipio de Quixadá com suas estações ferroviárias, como a de Juatama (bem ao sul) nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960). ACIMA: A simpática cidade de Juatama, no
Ceatá, com a estação bem ao centro da fotografia
(Foto Alexandre Henrique Cabral, março de 2008).
ACIMA: A simpática cidade de Juatama, no
Ceatá, em 2020, com seus enormes monolitos (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação em 2021 (Foto Geraldo Langovsky).
(Fontes: Geraldo Langovsky, 2021; Alexander Koch; http://juatama.blogspot.com;
Alexandre Henrique Cabral, 2006-8; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
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A estação, tendo à frente Renato Aragão,
em foto sem data. Foto Alexandre Henrique Cabral |
A estação de Juatama em 2006. Foto Alexandre Henrique
Cabral |
Paisagem de Juatama com a linha, em 2006. Foto Alexandre Henrique
Cabral |
A estação de Juatama em 2006. Foto Alexandre Henrique
Cabral |
A estação de Juatama em 2006. Foto Alexandre Henrique
Cabral |
A estação em 2006. Foto Alexandre Henrique Cabral |
A estação em 2019. FB/Quixadá Antiga |
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Atualização:
16.12.2022
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