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E. F. de Baturité
(1900-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
SENADOR
POMPEU
(antiga HUMAITÁ)
Município de Senador Pompeu, CE |
Linha-tronco - km 289,972 (1960) |
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CE-3471 |
Altitude: 173 m |
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Inauguração: 02.07.1900 |
Uso atual: uso desconhecido (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco,
ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com
a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro
trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes.
Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada
com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade
do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias
formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária
do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens
de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os
anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: Nas margens do
rio Codiá, em terras de Thomé Callado Galvão,
no século XVIII, surgiram as primeiras casas do povoado de
Humaitá.
Em 1900, a estação ferroviária
foi aberta com esse nome numa cidade que já era município
desde 1896.
Em 1932, a cidade e a estação já
se chamavam Senador Pompeu, homenagem ao Senador Tomaz Pompeu
de Souza Brasil, um dos idealizadores da E. F. Baturité
em 1870.
Da estação estava previsto havia algum tempo já a construção
de uma ligação entre as antigas E. F. Baturité
e a E. F. de Sobral, que cortaria caminho pelo sertão sem que
os trens precisassem subir até Fortaleza e depois voltar
para o sul. Este trecho - ou parte dele - chegou a ser construído
com estações e tudo, nos anos 1960 e 1970, mas jamais
teve trens regulares, tendo durado pouquíssimos anos e fechando
logo, com os trilhos sendo arrancados. Coisas do Brasil.
Também
existiu por algum tempo (pelo menos de 1921 a 1924, quando foi reportado)
um ramal ferroviário que levava material de construção
e que saía daa estação de Senador Pompeu até o açude de Patu, com 4.328 metros, aberto
em 5/11/1921. A estação terminal deste ramal estava
em ruínas em 2010 (foto acima) e ficava às margens da rodovia
CE-040.
Quanto à estação de Senador Pompeu,
estava, em 2022, muito bem conservada, pelo menos exteriormente.
ACIMA: Caixa d'água do pátio da estação,
e flagrante da ferrovia passando pela cidade (Fotos Reinaldo Holanda, 25/4/2009).
ACIMA: Estação terminal do ramal de Patu,
em ruínas em 2010 (Foto Pe. João Paulo e Mara Paula, de http://valdecyalves.blogspot.com,
em 26/12/2010).
ACIMA:
Bela ponte ferroviária (construída em 1906) em Senador Pompeu (Foto Reinaldo Holanda/Panoramio
- sem data).
ACIMA: Boa parte do que um dia foi o pátio ferroviário com a estação e armazém em 2022 (Google Maps).
(Fontes: Reinaldo Holanda; Geraldo Langovski, 2021; Roosevelt Reis;
Coaraci Camargo; Pe. Joćo Paulo; Mara Paula;
Ricardo Lane; http://valdecyalves.blogspot.com;
Rede de Viação Cearense: Mapa Indicativo das Linhas,
1924; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação em foto sem data e com autor desconhecido |
Estação de Senador Pompeu, c.1957. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959 |
A estação em 22/3/2006. Foto Ricardo Lane |
A estação em 25/4/2009. Foto Reinaldo Holanda |
A estação em 2021. Foto Geraldo Langovski |
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Atualização:
13.12.2022
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