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Rede de Viação
Cearense (1922-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ENGENHEIRO
JOSÉ LOPES
Município de Senador Pompeu, CE |
Linha-tronco - km 304,064 (1960) |
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CE-4226 |
Altitude: 226 m |
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Inauguração: 31.12.1922 |
Uso atual: abandonada (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco,
ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com
a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro
trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes.
Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada
com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade
do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias
formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária
do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens
de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os
anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro
José Lopes foi inaugurada em 1922.
Chamou-se também Parada Sitio.
A estação ferroviária de Engenheiro José Lopes era um importante símbolo
histórico do distrito. Estava ligado às origens da comunidade, que
se desenvolveu a partir dessa parada. Uma vila ferroviária
com casas seguia a margem direita da estrada de ferro e fazia parte
da história do Ceará. A localidade é um distrito do município
de Senador Pompeu.
"Como esse lugar fica perto de Mombaça, aquela pequena cidade
cearense que entrou para a história do Brasil e para o folclore
político tupiniquim ao tornar-se capital do Brasil por alguns dias,
essa foto também acaba sendo um belo retrato do Brasil da atualidade.
Para quem não se lembra desse episódio, ele aconteceu em 1989, quando
o José Sarney, que obviamente não tinha vice, foi viajar para o
exterior e o presidente da Câmara dos Deputados, o Paes de Andrade,
assumiu interinamente a presidência da república. E foi aí que o
camarada fez o impensável, juntou uma comitiva de 63 pessoas e viajou
a Mombaça, sua pequena cidade natal (deve ter uns 40 ou 50 mil habitantes),
para uma série de festejos. Como a legislação permite que o Congresso
Nacional decida a mudança temporária da capital, ele mandou ver
e declarou aquela cidade como capital temporária da nação durante
os dias em que ele estivesse por lá. Esse episódio entrou para a
história com o jocoso apelido de a República de Mombaça e, para
completar a festa, ele ainda mandou construir naquela sua cidadezinha
um moderno aeroporto, que até hoje não serve para nada"
(Wanderley Duck, 31/12/2014).
"Voltando ao tempo em que circulavam trens de longo percurso no nordeste, especificamente 1968, fico imaginando como seria embarcar ou desembarcar numa pequena estação como a de Eng José Lopes, no municipio de Senador Pompeu" (Coaraci Camargo, 17/3/2016).
Em 2014, o prédio da antiga estaçãozinha ainda
existia, abandonado.
(Fontes: Washington Luiz; Wanderley Duck; http://osmarlfilho.blogspot.com;
http:// institutocasarao.blogspot.com, 9/2/2010; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A Parada 307, ou seja, a estação José Lopes.
O mesmo prédio. Data desconhecida. http://osmarlfilho.
blogspot.com |
Estação de José Lopes em 2010. Foto Instituto
Casarão |
Estação de José Lopes em 2010. Foto Instituto
Casarão |
Estação de José Lopes em 2010. Foto Instituto
Casarão |
A estação em 2014. Foto Washington Luiz em 19/8/2014 |
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Atualização:
21.07.2022
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