A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Ipueiras
Eng. João Thomé
Nova Russas
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Rede de Viação Cearense (1910-1975)
RFFSA (1975-1997)
ENGENHEIRO JOÃO THOMÉ
(antiga CHARITOS)
Município de Ipueiras, CE
Linha Norte - km 366,090 (1960)   CE-4357
Altitude: 228 m   Inauguração: 03.11.1910
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro João Thomé foi inaugurada em 1910 com o nome de Charitos.

Em agosto, cerca de três meses antes da inauguração da estação, passou ali o primeiro trem de lastro. O Engenheiro João Thomé foi uma das pessoas que estavam neste trem comemorativo. Mais tarde (quando?) a estação foi renomeada com seu nome.

Com a união desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús. Reparar que as estações deste trecho da Linha Norte da antiga Rede de Viação Cearense, que foram construídas pela já de muito extinta E. F. de Camocim, são praticamente todas extremamente parecidas em termos arquitetônicos.


ACIMA: A estação em muito bom estado em 2021 (Foto Geraldo Landovsky)

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).
(Fontes: Geraldo Landovsky, 2021; A Patria, 10/8/1910; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 2012. Autor desconhecido
 
     
     
Atualização: 21.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.