|
|
Rede de Viação
Cearense (1910-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ENGENHEIRO
JOÃO THOMÉ
(antiga CHARITOS)
Município de Ipueiras, CE |
Linha Norte - km 366,090 (1960) |
|
CE-4357 |
Altitude: 228 m |
|
Inauguração: 03.11.1910 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A origem
da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a
Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro João Thomé foi inaugurada em 1910
com o nome de Charitos.
Em agosto, cerca de três meses
antes da inauguração da estação, passou
ali o primeiro trem de lastro. O Engenheiro João Thomé
foi uma das pessoas que estavam neste trem comemorativo. Mais tarde
(quando?) a estação foi renomeada com seu nome.
Com
a união desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950,
passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús.
Reparar que as estações deste trecho da Linha
Norte da antiga Rede de Viação Cearense, que foram
construídas pela já de muito extinta E. F. de Camocim,
são praticamente todas extremamente parecidas em termos arquitetônicos.
ACIMA: A estação em muito bom estado em 2021 (Foto Geraldo Landovsky)
|
TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1910 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Geraldo Landovsky, 2021; A Patria, 10/8/1910; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em 2012. Autor desconhecido |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.12.2022
|
|