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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Rajada
Itapipoca
Anário Braga
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Linha Norte - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação Cearense (1940-1975)
RFFSA (1975-1997)
ITAPIPOCA
Município de Itapipoca, CE
Linha Norte - km 138,680 (1960)   CE-3155
Altitude: 98 m   Inauguração: 04.07.1940
Uso atual: desconhecido (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
 
A ESTAÇÃO: A cidade de Itapipoca surgiu na primeira metade do século XIX.

Em 1862, já se tornava município com o nome de Imperatriz; o nome Itapipoca retornou em 1889. A ferrovia, no entanto, chegou ali tardiamente, tendo partido de Fortaleza em 1917, lentamente avançando seus trilhos até que em 1940 atingiu a velha cidade.

A estação ferroviária foi finalmente aberta com a chegada dos trilhos em 1940: "A inauguração da estação de Itapipoca representa um passo avançado para a necessária ligação das duas vias férreas do Ceará, a de Baturité com a de Sobral" (Jornal O Povo, na época da inauguração da estação, em 1940).

A cidade de Itapipoca ganhou luz elétrica em março de 1966.

A estação permanecia de pé em 2014 e, pela foto (ver caixa abaixo de 2014), bem cuidada externamente. Não obtive informações mais recentes.

ACIMA: A estação de Itapipoca, vista de longe, estava nos limites da zona urbana da cidade em 2014 (Foto do site da prefeitura da cidade).

ACIMA: Ponte da ferrovia próxima à cidade de Itapipoca em 2020 (Foto Geraldo Langovsky).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1920 a 1988. Na foto, trem do ramal em Amanaiara (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).
(Fontes: Paulo Regis; Folha de S. Paulo, 4/3/1966; José Hamilton Pereira e Francisco de Assis Silva de Lima: Estradas de Ferro no Ceará, 2009; O Povo, 1940; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Itapipoca já com o símbolo da RFFSA, anos 1970. Foto do livro Ferrovias no Ceará, 2009

A estação em 2009. Autor desconhecido

Estação de Itapipoca em 2011. Foto Paulo Regis
     
     
Atualização: 15.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.