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E. F. de Sobral
(1893-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
RERIUTABA
(antiga SANTA CRUZ e SANTA CRUZ DO NORTE)
Município de Reriutaba, CE |
Linha Norte - km 294,174 (1960) |
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CE-3467 |
Altitude: 147 m |
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Inauguração: 01.12.1893 |
Uso atual: em pé, sem uso conhecido (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A origem
da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a
Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
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A ESTAÇÃO: "Em fins
do século XIX, a povoação de Santa Cruz passou
a conhecer maior progresso, face à construção
da estação da Estrada de Ferro de Sobral em primeiro
de dezembro de 1893.(...) Data dessa época a criação do distrito
de Santa Cruz (...) (que) pertencia, então, ao município
de Campo Grande" (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).
Em 1922, tornou-se município,
tendo desaparecido em 1931 e sendo restaurado em 1935.
Em 30/12/1943 o nome da cidade e da estação
foram alterados para Reriutaba. Com a união desta com
a linha vinda de Fortaleza em 1950, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús.
Entre 1951
e 1956, o município e a estação se chamaram Santa Cruz do Norte, tendo sido então restabelecido Reriutaba,
que vigora até hoje.
A estação ainda estava de
pé em 2021, sem uso conhecido por mim.
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1893
AO LADO: Anuncio da inauguração da estação sem a data exata, para Cariré e Santa Cruz (Reriutaba), publicado em jornal paulista (O Estado de S. Paulo, 30/11/1893). |
ACIMA: A estação de Santa Cruz teve sua
inauguração reportada nos jornais em 10 de janeiro de
1894, com mais de um mês de atraso: a citada A Ordem de 10/12/1893
foi que passou a notícia para o Jornal do Recife (Jornal de
Recife, 10/1/1894).
ACIMA: Estação de Reriuataba, provavelmente anos 1950 (De http://luizlopesfilho. blogspot.com.br).
ACIMA: A estação de Reriutaba e a paisagem à sua volta, em 2021 (Foto Geraldo Langovski).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Geraldo Langovski; Paulo Regis, 2011; Luís L'Aiglon Pinto Martins, 2006;
Cleide Braga, 2007; http://luizlopesfilho. blogspot.com.br;
Jornal de Recife, 1894; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1959; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, vol. XVI, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Reriutaba, c. 1957. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959 |
A estação em 07/2006. Foto Luís L'Aiglon Pinto
Martins |
A estação em 20/8/2007. Foto Cleide Braga |
Estação de Reriutaba em 2011. Foto Paulo Regis |
A estação em 2021. Foto Geraldo Langovski |
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Atualização:
23.10.2022
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