|
|
...
Reversão
Doutor Carlos Norberto
Visconde de Soutelo
...
ramal de Socorro-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1908-1966) |
DOUTOR
CARLOS NORBERTO
Município de Monte Alegre do Sul, SP |
Ramal de Socorro - km 9,397 |
|
SP-0117 |
Altitude: 830 m |
|
Inauguração: 01.08.1908 |
Uso atual: uso desconhecido (2016) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Socorro foi inaugurado pela Mogiana em 1908 até Visconde
Soutelo, e em 1909 até Socorro, com quatro estações. Saía de Reversão,
uma pequena estação um pouco antes de Monte Alegre, no ramal
de Amparo, estação esta que servia para o trem fazer a volta depois
de avançar até Monte Alegre e voltar de ré para seguir para Socorro.
Foi assim até 16/09/1966, data em que o ramal foi suprimido definitivamente,
e os trilhos retirados pouco tempo depois. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Doutor Carlos Norberto foi inaugurada em 1908, e homenageava
um diretor da Mogiana, Carlos Norberto de
Souza Aranha.
Em 16/9/1966, foi definitivamente fechada, no mesmo dia que o ramal
de Socorro (*RM-1966-67).
O ramal de Socorro saía de um ponto próximo à estação de Reversão,
e, logo no início, atravessa o rio, por
uma ponte metálica estreita, que ainda serve de ponte para a estrada
que liga o município de Monte Alegre do Sul a Socorro.
A estrada, asfaltada, acompanha o antigo leito da linha, até chegar
a Mostardas, onde fica a estação de Doutor Carlos Norberto.
A estação serviu por muitos anos como moradia. Fica ao lado da estrada.
Foi recuperada e em 2016 estava restaurada e em bom estado. Não
sei seu uso.
|
AO LADO: Anúncio da inauguração
das estações de Dr. Carlos Norberto e Visconde
de Soutelo (O Estado de S. Paulo, 30/7/1908).
|
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1908 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
possivelmente próximo a Pedreira. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
ACIMA: Em 1925, na região da estação
de Dr. Carlos Norberto, o caso do louco apelidado de "Homem Santo"
- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O ARTIGO INTEIRO (O Estado
de S. Paulo, 24/2/1925). ABAIXO: A supressão de duas
partes de dois ramais e de um ramal inteiro acabou com o tráfego
de trens de passageiros e cargueiros ao mesmo tempo em 16/9/1966 em
diversas estações, incluindo Dr. Carlos Norberto (O
Estado de S. Paulo, 31/8/1966).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Odilio Pereira de Queiroz Neto; João Carlos R. Pinto; Ricardo
Corte; Fernando Picarelli; Antonio Gorni; Cia. Mogiana: Álbum,
1910; O Estado de S. Paulo, 1908 e 1966; Cia. Mogiana: relatórios
anuais, 1900-69; Cia. Mogiana: listagem oficial de estações,
1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação recém inaugurada, em 1908. Foto
do álbum da Mogiana, Museu da Cia. Paulista, Jundiaí |
Estação Dr. Carlos Norberto em 16/10/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Estação Dr. Carlos Norberto em 16/10/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2001. Foto Fernando Picarelli |
A estação em 3/1/2003. Foto Antonio Gorni |
A estação em 7/2010. Foto João C. R. Pinto |
A estação restaurada em junho de 2014. Foto Ricardo
Corte |
A estação restaurada em 23/11/2016. Foto Odilio
Pereira de Queiroz Neto |
|
|
|
|
|
Atualização:
24.11.2017
|
|