|
|
...
Ribeiro do Valle
Doutor José Eugênio
Itaiquara
...
ramal de Guaxupé - 1935
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1909-1971)
FEPASA (1971-1992) |
DOUTOR
JOSÉ EUGÊNIO
Município de São José
do Rio Pardo, SP |
Ramal de Guaxupé - km 5,765 (1938) |
|
SP-0115 |
Altitude: 730 m |
|
Inauguração: 01.08.1909 |
Uso atual: fechada (2009) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1903,
a Mogiana iniciou as operações do ramal de Guaxupé, que saía da estação
de Ribeiro do Valle, no ramal de Mococa, e seguia até Guaxupé, pouco
após a divisa do Estado de Minas Gerais. Com a extinção do trecho
final do ramal de Mococa que ia desde Ribeiro do Valle até Canoas,
em 7/11/1966, o ramal de Guaxupé passou a ser o trecho que seguia
de Casa Branca até Guaxupé, desaparecendo o outro ramal. O trecho
entre Casa Branca e Guaxupé funcionou para trens de passageiros
e de carga até 1977, quando a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo
e Ribeiro do Valle interditaram definitivamente a linha. Em 1986 o
trecho entre Casa Branca e S. J. Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo
espaço de tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados. |
|
A ESTAÇÃO: Nos relatórios
da ferrovia, existem duas datas para a inauguração da estação
de Doutor José Eugênio: a de 25/12/1906 e, de
acordo com o relatório da Mogiana de 1909, teria sido inaugurada neste
ano.
Segundo Eduardo Dias Roxo Nobre, morador da Fazenda Tubaca,
seu nome parece ter sido dado em homenagem ao dr. José Eugênio
Lefevre, Secretário da Agricultura na época da abertura da estação.
Em 1963, a estação foi fechada e transformada em parada (*RM-1963),
tendo sido, entretanto, reaberta em 01/08/1968
(*RM-1968).
De qualquer forma, foi fechada mais tarde, com o fechamento do ramal
para trens de passageiros em 1976.
Em 1986, ainda possuía trilhos
no trecho e estava abandonada (*RIF/F-1986).
Em 1992, os trilhos
foram retirados.
Em 1999, chegava-se a ela pela estrada que foi traçada
sobre o antigo leito da linha, entre Ribeiro do Valle e ela,
em terras da Fazenda Tubaca.
Estava em 2009 muito bem cuidada, aparentemente
fechada, e com alguém tomando conta dela num local bastante isolado.
ACIMA: Esquema do pátio de Dr. José
Eugênio em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter
maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista,
Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
ABAIXO: A estação, sem data (Autor: Luis Leite).
ACIMA: Próximo à estação, o viaduto José Eugenio, no ramal. Foi desmontado em 1998. (Cessão Arthur Canavezi Missura. Foto possivelmente dos anos 1990).
ACIMA: Próximo à estação, uma das bases do já demolido viaduto José Eugenio. Foi desmontado em 1998. (Foto Arthur Canavezi Missura em 2020).
|
TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1909 a 1977. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
chegando em Itobi em 1972. Clique sobre a foto para ver mais
detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 e em
1968 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Eduardo
Dias Roxo Nobre; Caio Bourg; Nilson Rodrigues; Museu da Cia. Paulista,
Jundiaí, SP; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1880-1969;
IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
e |
|
|
A velha estação desativada, em 30/12/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A velha estação desativada, em 30/12/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 08/2006. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 03/2009. Foto Eduardo Roxo Nobre |
A estação em 03/2009. Foto Eduardo Roxo Nobre |
|
|
|
|
|
Atualização:
24.04.2021
|
|