A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Ribeiro do Valle
Doutor José Eugênio
Itaiquara
...

ramal de Guaxupé - 1935

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1909-1971)
FEPASA (1971-1992)
DOUTOR JOSÉ EUGÊNIO
Município de São José do Rio Pardo, SP
Ramal de Guaxupé - km 5,765 (1938)   SP-0115
Altitude: 730 m   Inauguração: 01.08.1909
Uso atual: fechada (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1903, a Mogiana iniciou as operações do ramal de Guaxupé, que saía da estação de Ribeiro do Valle, no ramal de Mococa, e seguia até Guaxupé, pouco após a divisa do Estado de Minas Gerais. Com a extinção do trecho final do ramal de Mococa que ia desde Ribeiro do Valle até Canoas, em 7/11/1966, o ramal de Guaxupé passou a ser o trecho que seguia de Casa Branca até Guaxupé, desaparecendo o outro ramal. O trecho entre Casa Branca e Guaxupé funcionou para trens de passageiros e de carga até 1977, quando a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo e Ribeiro do Valle interditaram definitivamente a linha. Em 1986 o trecho entre Casa Branca e S. J. Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo espaço de tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: Nos relatórios da ferrovia, existem duas datas para a inauguração da estação de Doutor José Eugênio: a de 25/12/1906 e, de acordo com o relatório da Mogiana de 1909, teria sido inaugurada neste ano.

Segundo Eduardo Dias Roxo Nobre, morador da Fazenda Tubaca, seu nome parece ter sido dado em homenagem ao dr. José Eugênio Lefevre, Secretário da Agricultura na época da abertura da estação.

Em 1963, a estação foi fechada e transformada em parada (*RM-1963), tendo sido, entretanto, reaberta em 01/08/1968
(*RM-1968). De qualquer forma, foi fechada mais tarde, com o fechamento do ramal para trens de passageiros em 1976.

Em 1986, ainda possuía trilhos no trecho e estava abandonada (*RIF/F-1986).

Em 1992, os trilhos foram retirados.

Em 1999, chegava-se a ela pela estrada que foi traçada sobre o antigo leito da linha, entre Ribeiro do Valle e ela, em terras da Fazenda Tubaca.

Estava em 2009 muito bem cuidada, aparentemente fechada, e com alguém tomando conta dela num local bastante isolado.


ACIMA: Esquema do pátio de Dr. José Eugênio em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
ABAIXO: A estação, sem data (Autor: Luis Leite).

ACIMA: Próximo à estação, o viaduto José Eugenio, no ramal. Foi desmontado em 1998. (Cessão Arthur Canavezi Missura. Foto possivelmente dos anos 1990).

ACIMA: Próximo à estação, uma das bases do já demolido viaduto José Eugenio. Foi desmontado em 1998. (Foto Arthur Canavezi Missura em 2020).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1909 a 1977. Na foto à esquerda, o trem do ramal está chegando em Itobi em 1972. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 e em 1968 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Eduardo Dias Roxo Nobre; Caio Bourg; Nilson Rodrigues; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí, SP; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1880-1969; IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
e    

A velha estação desativada, em 30/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A velha estação desativada, em 30/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 08/2006. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 03/2009. Foto Eduardo Roxo Nobre

A estação em 03/2009. Foto Eduardo Roxo Nobre
 
     
Atualização: 24.04.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.