A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Tarabaí
Dumontina
Engenheiro Murgel
...

ramal de Dourados-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Sorocabana (1958-1971)
FEPASA (1971-c.1988)
DUMONTINA
Município de Presidente Bernardes, SP
Ramal de Dourados-km 766,685 (1986)   SP-0112
    Inauguração: 29.09.1958
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1958
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã, no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha, ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986 a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado. Em 1988 todo o ramal estava desativado e em 1998 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Dumontina era de madeira e foi aberta juntamente com o primeiro trecho da ferrovia, em 1958. Em 1986, já estava em mau estado, depois de anos de abandono. Em 1988, continuava agüentando firme.
(Fontes: Alexandre Scatolon; O Estado de S. Paulo, 1984; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1940-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, depredada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano


A estação ainda de pé, em 23/10/1988. Foto Coaraci Camargo


A plataforma já sem a estação em 2004. A casa deve ser uma velha casa de turma atingida por uma escadaria atrás da antiga estação. Foto Alexandre Scatolon
     
     
Atualização: 30.11.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.