|
|
...
Tarabaí
Dumontina
Engenheiro Murgel
...
ramal de Dourados-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1958-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
DUMONTINA
Município de Presidente Bernardes,
SP |
Ramal de Dourados-km 766,685 (1986) |
|
SP-0112 |
|
|
Inauguração: 29.09.1958 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã,
no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da
região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes
centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho
até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente
em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha,
ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até
outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de
dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986
a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado.
Em 1988 todo o ramal estava desativado e em 1998 os trilhos foram
retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Dumontina era de madeira e foi aberta juntamente com o primeiro
trecho da ferrovia, em 1958. Em 1986, já estava em mau estado, depois
de anos de abandono. Em 1988, continuava agüentando firme.
(Fontes: Alexandre Scatolon; O Estado de S. Paulo,
1984; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas,
1986; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1940-69; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
30.11.2011
|
|