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E. F. Sorocabana
(1958-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
ENGENHEIRO
MURGEL
Município de Mirante do Paranapanema,
SP |
Ramal de Dourados-km 776,463 (1986) |
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SP-0319 |
Altitude: 339 m |
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Inauguração: 29.09.1958 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã,
no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da
região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes
centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho
até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente
em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha,
ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até
outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de
dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986
a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado.
Em 1988 todo o ramal estava desativado, e em 1998 os trilhos foram
retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
era de madeira e foi aberta como "km 782", juntamente com o
primeiro trecho da ferrovia, em 1958. Era ponta da
linha, e, em 1960, passou a se chamar Engenheiro Murgel, com
a abertura do prolongamento do ramal. O nome veio para homenagear
o engenheiro Orlando Drumond Murgel, diretor da Sorocabana
em 1940. Em 1986, já estava em mau estado, sendo utilizada como moradia,
tendo sido invadida. Em 2004, nada mais restava, somente a plataforma
de concreto.
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AO LADO: O Engenheiro Orlando Murgel, diretor
da Sorocabana em 1940 (A Batalha, Rio de Janeiro, 5/6/1940).
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(Fontes: Alexandre Scatolon; O Estado de S. Paulo,
1984; A Batalha, Rio de Janeiro,
1940; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1940-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, depredada, em 1986. Foto do relatório
da Fepasa desse ano |
A plataforma em 2004. Foto Alexandre Murgel |
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Atualização:
29.07.2016
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