A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Dumontina
Engenheiro Murgel
Mirante do Paranapanema
...

ramal de Dourados-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Sorocabana (1958-1971)
FEPASA (1971-c.1988)
ENGENHEIRO MURGEL
Município de Mirante do Paranapanema, SP
Ramal de Dourados-km 776,463 (1986)   SP-0319
Altitude: 339 m   Inauguração: 29.09.1958
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1958
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã, no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha, ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986 a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado. Em 1988 todo o ramal estava desativado, e em 1998 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação era de madeira e foi aberta como "km 782", juntamente com o primeiro trecho da ferrovia, em 1958. Era ponta da linha, e, em 1960, passou a se chamar Engenheiro Murgel, com a abertura do prolongamento do ramal. O nome veio para homenagear o engenheiro Orlando Drumond Murgel, diretor da Sorocabana em 1940. Em 1986, já estava em mau estado, sendo utilizada como moradia, tendo sido invadida. Em 2004, nada mais restava, somente a plataforma de concreto.







AO LADO: O Engenheiro Orlando Murgel, diretor da Sorocabana em 1940 (A Batalha, Rio de Janeiro, 5/6/1940).
(Fontes: Alexandre Scatolon; O Estado de S. Paulo, 1984; A Batalha, Rio de Janeiro, 1940; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1940-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, depredada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A plataforma em 2004. Foto Alexandre Murgel
 
     
     
Atualização: 29.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.