A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Vila Mariana
Encontro
Volta Redonda
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
 
Cia. Carris de Ferro de Santo Amaro (1886-1900)
Light and Power (1900-1914?)
ENCONTRO
Município de São Paulo, SP
Tronco - km 8,1 (1890)   SP-3889
Altitude: -   Inauguração: 10.01.1886
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1886?
 
 
HISTORICO DA LINHA:
 
A ESTAÇÃO: A estação do Encontro foi inaugurada em 1886. Segundo Pedro Masarolo (1971), nessa estação havia um chefe que manobrava o tráfego das composições que vinham de Santo Amaro e também dava linha para os trens procedentes da cidade, com um telefone ligado às estações de Vila Mariana e de Volta Redonda. Possuía caixa de água e depósito de lenha e estava localizada no local do atual cruzamento da avenida Jabaquara com a avenida dos Bandeirantes, próximo à atual Praça Moyses Kuhlmann. A estação tinha 2,24 m de frente por 2,50 m de fundo e uma plataforma de 7,30 m de comprimento. Era edificada em tijolos e coberta com telhas de zinco, ocupando uma área de 90m², incluindo o terreno cercado com mourões torneados em peroba e arame farpado. Foi provavelmente desativada em 1914, quando a Light inaugurou a linha de bondes que na prática era uma retificação da linha antiga e que passava, a partir do atual Instituto Biológico (na esquina das avenidas Conselheiro Rodrigues Alves com a atual Ibirapuera, na Vila Mariana) muito longe do traçado original, tendo sido então eletrificada e com bondes. Deve ter sido demolida logo após, sem função, mas isto é apenas uma hipótese ainda sem comprovação.


ACIMA: Inauguração da estação do Encontro em 1886 (A Provincia de S. Paulo, 10/01/1886).

1887
À ESQUERDA: Na estação do Encontro, a policia julgava entender mais de locomotiva que o maquinista. Um acidente acabou não ocorrendo. Há de se notar as frases claramente racistas no primeiro parágrafo do artigo... Notar que há uma interrupção no texto, exatamente no corte entre as duas partes da reportagem. Este corte é do próprio jornal e não pelo fato de este autor ter sido obrigado a cortar o texto em dois pedaços - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INtEIRO (A Provincia de S. Paulo, 29/10/1887).

1887
À ESQUERDA: Poucos passageiros no Encontro e em Volta Redonda?- CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, 27/12/1887).

1889
À ESQUERDA: Cavalo fugido na vila ferroviaria do Encontro dá bem a imagem do que seria este local na zona rural de São Paulo no final do Império (A Provincia de S. Paulo, 07/08/1889).

1911
À ESQUERDA: No final de 1911, era péssimo o estado da estação, que ainda funcionava (O Estado de S. Paulo, 25/12/1911).

ACIMA: A estação do Encontro, em um mapa mais antigo de divisão de terras (Acervo Wanderley Duck).

ACIMA: A estação do Encontro, segundo coloca Wanderley Duck na fotografia do ano 2000, acima, teria sido edificada no retângulo mostrado acima, one hoje a avenida dos Bandeirantes cruza com a avenida Engenheiro Arruda Pereira, no final da avenida Jabaquara. A Bandeirantes passa por baixo da outra avenida. Note-se que a linha do tramway, no sentido de Santo Amaro, passava dentro de terras que hoje pertencem à pista do Aeroporto de Congonhas, no centro da foto (Acervo Wanderlay Duck).

(Fontes: Wanderley Duck; Acervo Light; Pedro Domingos Masarolo: O Bairro da Vila Mariana, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria de Educação e Cultura, Departamento de Cultura, 1971)
     


A estação do Encontro. Acervo Light

 
     
Atualização: 30.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.