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Cia. Carris de Ferro
de Santo Amaro (1886-1900)
Light and Power (1900-1914?) |
ENCONTRO
Município de São Paulo, SP |
Tronco - km 8,1 (1890) |
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SP-3889 |
Altitude: - |
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Inauguração: 10.01.1886 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1886? |
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HISTORICO DA LINHA: |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Encontro foi inaugurada em 1886. Segundo Pedro Masarolo
(1971), nessa estação havia um chefe que manobrava o tráfego
das composições que vinham de Santo Amaro e também dava linha para os trens procedentes da cidade,
com um telefone ligado às estações de Vila Mariana e de Volta Redonda. Possuía caixa
de água e depósito de lenha e estava localizada no local do
atual cruzamento da avenida Jabaquara com a avenida dos Bandeirantes, próximo à atual Praça Moyses
Kuhlmann. A estação tinha 2,24 m de frente por 2,50 m de fundo e uma
plataforma de 7,30 m de comprimento. Era edificada em tijolos e coberta
com telhas de zinco, ocupando uma área de 90m², incluindo o terreno
cercado com mourões torneados em peroba e arame farpado. Foi provavelmente
desativada em 1914, quando a Light inaugurou a linha de bondes que
na prática era uma retificação da linha antiga
e que passava, a partir do atual Instituto Biológico (na esquina das avenidas Conselheiro Rodrigues
Alves com a atual Ibirapuera, na Vila Mariana) muito longe do traçado
original, tendo sido então eletrificada e com bondes. Deve
ter sido demolida logo após, sem função, mas
isto é apenas uma hipótese ainda sem comprovação.
ACIMA: Inauguração da estação do Encontro em 1886 (A Provincia de S. Paulo, 10/01/1886).
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1887
À ESQUERDA: Na estação do Encontro, a policia julgava entender mais de locomotiva que o maquinista. Um acidente acabou não ocorrendo. Há de se notar as frases claramente racistas no primeiro parágrafo do artigo... Notar que há uma interrupção no texto, exatamente no corte entre as duas partes da reportagem. Este corte é do próprio jornal e não pelo fato de este autor ter sido obrigado a cortar o texto em dois pedaços - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INtEIRO (A Provincia de S. Paulo, 29/10/1887). |
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1887
À ESQUERDA: Poucos passageiros no Encontro e em Volta Redonda?- CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, 27/12/1887). |
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1889
À ESQUERDA: Cavalo fugido na vila ferroviaria do Encontro dá bem a imagem do que seria este local na zona rural de São Paulo no final do Império (A Provincia de S. Paulo, 07/08/1889). |
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1911
À ESQUERDA: No final de 1911, era
péssimo o estado da estação, que ainda
funcionava (O Estado de S. Paulo, 25/12/1911).
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ACIMA: A estação do Encontro,
em um mapa mais antigo de divisão de terras (Acervo Wanderley
Duck).
ACIMA: A estação
do Encontro, segundo coloca Wanderley Duck na fotografia do ano 2000,
acima, teria sido edificada no retângulo mostrado acima, one
hoje a avenida dos Bandeirantes cruza com a avenida Engenheiro Arruda
Pereira, no final da avenida Jabaquara. A Bandeirantes passa por baixo
da outra avenida. Note-se que a linha do tramway, no sentido de Santo
Amaro, passava dentro de terras que hoje pertencem à pista
do Aeroporto de Congonhas, no centro da foto (Acervo Wanderlay Duck).
(Fontes: Wanderley Duck; Acervo Light; Pedro Domingos
Masarolo: O Bairro da Vila Mariana, Prefeitura Municipal de São
Paulo, Secretaria de Educação e Cultura, Departamento
de Cultura, 1971) |
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A estação do Encontro. Acervo Light
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Atualização:
30.06.2020
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