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(1878-2001)
Aguaí
Engenheiro Mendes
Orindiúva
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1878-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
MENDES
(antiga CALDAS)
Município de Aguaí, SP |
Linha-tronco original - km 132,566 |
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SP-0300 |
Altitude: 590 m |
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Inauguração: 21.01.1878 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: Um relatório
assinado por J. Pinto Gonçalves em 15 de novembro de
1877 dizia, em "condições relativamente à
terminação das obras: (...) Construir a Companhia mais
uma estação entre as do Sertãozinho e a do Mato
Seco, que mais facilite o trânsito dos viajantes às Águas
de Caldas" (Sertãozinho, no caso, era uma
estação que teve curtíssima duração,
menos de um ano - aberta e fechada em 1878 - e que ficava próxima
onde depois se constuiu a estação de Orindiúva.
Não confundir com a estação de Sertãozinho,
no ramal do mesmo nome, aberta em
1899).
A estação de Caldas foi inaugurada
em 1878, para passageiros, em 21 de janeiro, e para mercadorias, em
1° de fevereiro (ref. Relatório da Mogiana, 1878). Tinha esse nome
porque era a estação mais próxima a Poços de Caldas e também a Caldas, hoje um município mineiro próximo e que nada mais tem a ver com Poços de Caldas),
e para ali seguiam e chegavam os carros (não havia o ramal ainda) com cargas
e passageiros vindos daquela cidade. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil dá a data de abertura como tendo sido em 14 de janeiro de 1878.
O prédio original da estação de Caldas era provisório:
"Todas as estações (do prolongamento de Mogi-Mirim a Casa Branca)
foram feitas de armações de trilhos usados, cobertas de zinco, e fechadas
com taboas de pinho, e todas convenientemente pintadas e possuindo
internamente as accommodações necessarias (...) ficaram à companhia
em 2:000$000 cada uma (...) mais ou menos" (ref. Relatório da Mogiana,
10/03/1878).
Em 1886, foi aberto o ramal da Mogiana para Poços
de Caldas, cuja estação recebeu o nome também de Caldas,
fato que fez com que a estação do tronco tivesse o nome alterado para
Engenheiro Mendes, em homenagem a M. S. Mendes, inspetor-geral
da Mogiana (ver caixa abaixo de 1884). No mesmo ano, foi criada nesta estação uma
agência de correios, já com o nome de Eng. Mendes (APSP,
14/9/1886) e também um hotel (ver abaixo caixa de 1883). No relatório da Cia. Mogiana de 7/4/1889 o nome da estação também já constava como Engenheiro Mendes (e Poços de Caldas ainda era Caldas).
O ramal só não passou a sair de Engenheiro Mendes
porque os fazendeiros da região não chegaram a um acordo com a cessão
de terras para a linha entre a estação e São João da Boa Vista.
O ramal acabou saindo de uma nova estação construída para esse fim,
no vilarejo de Bom Jesus de Cascavel, lugar para o qual se
mudou o comerciante de Engenheiro Mendes, Major Braga,
construindo em Cascavel (mais tarde chamada de Aguaí)
um hotel que ajudou o povoado este se desenvolver. Engenheiro Mendes
perdeu, então, muito de sua importância inicial.
Ainda assim, em 1895, Jones Fichmann e Nicolao Primavera pediram uma concessão
para construir uma ferrovia entre a estação e a cidade
de Vargem Grande (hoje do Sul) (Ref. OESP, 13/9/1895). Não
saiu; o ramal saiu mais tarde (1909), mas de Lagoa Branca e
foi adquirido logo em seguida pela Mogiana.
Em 1963, a estação foi
fechada e transformada em parada (*RM-1963). Isso significava abandono praticamente total do prédio. Interessante notar
que o "Horário oficial dos trens de passageiros e mistos
a partir de 3-1-1967" da Mogiana informava que "os
trens P1 param na ex-estação de Engenheiro Mendes".
Em 1986, já havia sido demolida. Até hoje, seus restos têm localização ao lado
da linha. A plataforma ainda sobrevivia em 2016.
Veja também a estação de Engenheiro Silva Mendes.
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1878
AO LADO: Sem-vergonhice de empregado da estação
(A Provincia de S. Paulo, 05/06/1878). |
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1883
AO LADO: A estação de Caldas já tinha um hotel, mesmo quando nem o local não tinha ligação por trem com Poços de Caldas, nem a estação de Cascavel (Aguaí) existia
(A Provincia de S. Paulo, 25/02/1883). |
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1883
AO LADO: A estação de Caldas já tinha um hotel, mesmo quando nem o local não tinha ligação por trem com Poços de Caldas, nem a estação de Cascavel (Aguaí) existia
(A Provincia de S. Paulo, 1/4/1883). |
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1884
AO LADO: Quem foi o engenheiro Mendes
(A Provincia de S. Paulo, 27/7/1884). |
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1888
AO LADO: A miséria na estação de Engenheiro Mendes
(A Provincia de S. Paulo, 23/10/1888). |
ACIMA: Horario de trens das linhas da Mogiana em 1889. Engenheiro Mendes já tinha este nome (A Provincia de São Paulo, 5/10/1889).
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1897
AO LADO: Acidente na estação
(A Provincia de S. Paulo, 27/5/1897). |
ACIMA: Plataforma e muito mato é o que sobrava em Engenheiro Mendes em 2016 (Fernando Marietan, 26/3/2016).
(Fontes: Museu da Cia. Paulista, Jundiaí, SP;
Marcelo Tomaz; A Provincia de S. Paulo, 1886 e 1889; O Estado de S.
Paulo, 1895; Cia. Mogiana: álbum, 1910; Cia. Mogiana: Relatórios
anuais, 1875-1969; Companhia Mogiana: Horário oficial dos trens
de passageiros e mistos a partir de 3-1-1967; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Estação de Engenheiro Mendes, c. 1910. Foto do
álbum da Mogiana |
Plataforma e mais nada em 6/4/2012. Foto Marcelo Tomaz |
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Atualização:
13.09.2021
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