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(1898-1955)
Cezario Bastos
Eng. Rosa Martins
Bueno de Andrada
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Tronco EFA-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
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E. F. Araraquara
(1927-c.1955) |
ENGENHEIRO
ROSA MARTINS
Município de Araraquara, SP |
Linha-tronco - km 18,767 |
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SP-0311 |
Altitude: - |
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Inauguração: 13.05.1927 |
Uso atual: moradia (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1927 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de
passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Rosa Martins foi inaugurada em 1927.
No km 19, logo após esta estação, saía um ramal particular, que tinha
12 km e transportava lenha. De acordo com a publicação da Secretaria
dos Transportes do Estado, de 1929, o ramal terminava a 600m da
estação de Chibarro, da Cia. Paulista.
Em 1955, com a nova linha de bitola larga, A estação
ficou fora dos trilhos. "A estação fica hoje
na estrada que liga Araraquara a Bueno de Andrade, mais ou menos a
8 km da represa do DAEE. Saindo desta, a estrada é quase uma
reta, quase junto à ferrovia; a um certo ponto, ela faz uma
curva de 90 graus à esquerda, próximo ao Bairro Rosa
Martins. Então, olhando para a direita, a primeira edificação,
em estado de abandono, é o prédio da antiga estação,
a menos de 100 metros do atual leito da ferrovia. Acerca do ramal
de 12 Km, para transportar lenha, faz sentido, pois na estação
seguinte, Bueno de Andrade, existe até hoje o Horto Florestal,
para abastecimento de lenhas às locomotivas a vapor; há
um claro erro de relatório na citação de Chibarro.
A antiga estação está atrás de uma porteira
fechada com cadeado, mas dá para ver que está bem conservada
e ainda tem o antigo guichê de venda de passagens"
(João Alberto de Castro, 06/01/2002).
Num mapa de 1957, aparece o ramal, chegando somente até a atual
rodovia Washington Luiz. Até Chibarro, seriam muito mais de
12 quilômetros, além de que essa estação
fica do outro lado. Pode
ser um erro do relatório.
Em 2015, a ex-estação estava ainda servindo como moradia,
embora algumas outras casas da vila já estivessem em ruínas.
(Fontes: Rudney Queiroz; João Alberto de Castro;
O Estado de S. Paulo, 20/9/1987). |
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A estação de Engenheiro Rosa Martins, em 1989.
Foto Rudney Queiroz, Bauru, SP |
A estação de Rosa Martins, ao fundo, em janeiro
de 2002. Em primeiro plano, os trilhos do tronco atual Foto
João Alberto de Castro |
A estação de Rosa Martins, ao fundo, em janeiro
de 2002. Foto João Alberto de Castro |
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Atualização:
30.11.2021
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