|
|
E. F. Araraquara
(1898-1971)
FEPASA (1971-1960) |
CEZARIO
BASTOS (antiga CRUZES)
Município de Araraquara, SP |
Linha-tronco - km 13,191 |
|
SP-1129 |
Altitude: 705 m |
|
Inauguração: 01.10.1898 |
Uso atual: demolida em 1982 |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens
de passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: Foi uma das primeiras
estações da linha, aberta em 1898, com o nome de Cruzes, nome
alterado em 1o de setembro de 1908 para o de Cezario Bastos
(ver box abaixo).
José Cezario da Silva Bastos foi promotor público
e político durante o século XIX em Araraquara
e como em diversos casos de nomes dados a locais, parece nada ter
tido a ver com a estação ou sua localização,
exceto o fato de haver sido político no município.
Em 1916, próximas a esta estação existiam
as fazendas São Manuel (10 km) e Santa Júlia (4 km),
da mesma forma que o local possuía uma "loja de fazendas,
de armarinho, de chapéos, calçados, etc. etc., de José
Paulo Abi-Jaudi" (Álbum de Araraquara, 1916),
filial de uma loja cuja matriz ficava na região central de
Araraquara.
A
estação foi finalmente fechada em 1960 pela EFA (ver caixa abaixo, de 1960).
Em 1981 a estação ainda estava lá de pé,
abandonada. Em 1986, o prédio
já havia sido demolido.
O armazém, então ainda de pé, estava sendo demolido
em 1986 (Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa, 1986). Em 16/09/2000, não
localizei o local da estação.
Em 2010 existia apenas a plataforma com a placa da estação
- informação de quem esteve lá, claro.
1908
AO LADO: Cezário Bastos, sem data (Acervo Rogerio Tampellini).
|
|
ACIMA: Primeiro horário de trens da E. F. Araraquara em 1898 - o trem passava por Cruzes - hoje Cesario Bastos - e chegava a Itaquerê - hoje Bueno de Andrada. Notar que a primeira viagem foi em 1° de ouiubro e a notícia saiu somente no dia 2 (O Estado de S. Paulo, 2/10/1898).
|
1908
AO LADO: O dia da mudança do nome na tabuleta da
estação, de Cruzes para Cezario Bastos. A alteração
oficial ocorrera 20 dias antes - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VERFICA-LO EM SUA INTEGRIDADE (O Estado de S. Paulo, 21/9/1908). |
|
1898
AO LADO: 9 dias depois, a descrição da 1ª viagem da E. F. Araraquara. 25 minutos para chegar de Araraquara a Cruzes (O Estado de S. Paulo, 9/10/1898). |
|
1960
À ESQUERDA: Em 25 de janeiro de 1960, a estação
foi rebaixada a parada. Ou seja, o prédio não
teria mais utilidade e somente serviria como plataforma de
embarque e desembarque de passageiros (O Estado de S. Paulo (25/01/1960) |
ACIMA: Em 1981 a estação ainda
estava de pé, mas as suas perspectivas de futuro eram péssimas: VEJA A REPORTAGEM INTEIRA CLICANDO SOBRE O TEXTO (O Estado de S. Paulo,
22/11/1981).
ACIMA: Restos da plataforma de Cezario Bastos
em 3/9/2010 (Foto Rogerio Tampellini).
(Fontes: Rogerio Tampellini; Álbum de Araraquara,
1916; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; O Estado de
S. Paulo, 1/10/1908 e 21/9/1908 e 1981; Folha de S. Paulo, 1960; E.
F. Araraquara: relatórios anuais, 1940-66; IBGE, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Cesario Bastos em 1981. O Estado
de S. Paulo, 22/11/1981 |
Somente restava a placa da estação demolida na
plataforma. Foto do relatório da Fepasa, 1986 |
A placa da estação, ainda lá, em 3/9/2010.
Foto Rogerio Tampellini |
Restos dos alicerces da estação, ainda lá,
em 3/9/2010. Foto Rogerio Tampellini |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.12.2021
|
|