|
|
E. F. Araraquara
(1898-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BUENO
DE ANDRADA
(antiga ITAQUERÊ)
Município de Araraquara, SP |
Linha-tronco - km 25,451 (1938) |
|
SP-1020 |
Altitude: 678 m |
|
Inauguração: 01.10.1898 |
Uso atual: loja de bebidas (2024) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de
passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação, aberta
em 1898 como ponta de linha e com o nome de Itaquerê. O jornal
O Estado de S. Paulo de 01/10/1898 assim descreveu a abertura:
"Deve realisar-se amanham a innauguração official
do primeiro trecho da E. F. de Araraquara. Com a innauguração
desse trecho ficam abertas ao trafego as estações de
Araraquara, Cruzes e Itaquerê, compreendendo uma extensão
de 25 kilometros". Como se vê, de acordo
com a notícia a abertura foi em 2/10 e não em 1/10 como
consta oficialmente nos relatórios da EFA.
"Residi
em Bueno de Andrada até 1.967, na melhor epoca de nossas vidas. A
estação e o trem era a nossa vidas, minha e de minha familia. Viajávamos
de trem para ir cortar o cabelo, ir ao dentista, fazer compras, ir
ao médico etc, e a partir de 1.962 todo dia para fazer o ginásio
em Matão, não gastávamos nada, porque meu pai trabalhava na
EFA , tínhamos passe gratuito, minha vida era mesmo trem e
estação. Conheci a maquina a fogo, porque quando era muito
pequeno, íamos à casa de minha tia que morava em Cândido
Rodrigues, e também trabalhava na estrada, aquelas viagens,
que pareciam intermináves, eram feitas com maquinas a fogo, e conheci
as modernas à oleo cru, dos carros totalmente de madeira, e os modernos
de aço inox com ar condicionado (apelidado de Frescão). Uma vez, numa
viagem de Araraquara para Bueno, o ar deu defeito, não funcionou,
e como os vidros eram lacrados, foi um trabalhão para conter o povo
que queria abrir as janelas a qualquer custo. A janelinha que aparece
numa das fotos da página da estação era a bilheteria,
que antes da restauração tinha uma pesada e linda grade toda ornamentada,
como era feito na época" (Anésio Nieto Lopez, 06/2005).
"(Abaixo) uma rara foto da estação de Bueno de Andrada no
ano de 1961, fotografada por nossos parentes de Mogi Mirim, quando
nos visitaram. Note o telhado original. Hoje, encontra-se preservada,
porém parcialmente descaracterizada. Meu pai, Wilson Ravagnani, foi
agente da estação no período de fevereiro de 1961 a julho de 1972,
quando a estação foi fechada. A casa anexa onde moramos, encontra-se
praticamente original. Poucas reformas como: retirada do fogão à lenha
da cozinha; pia e do forno no quintal, além das pinturas. Necessita
de restauro urgente, pois há muitas infiltrações de água de chuva.
Conheço a familia que reside na casa e sempre que passo por Bueno,
entro para matar a saudade" (Antonio Alberto Ravagnani,
03/2007).
A estação já estava em mau estado
em 1986, segundo o Relatório de Instalações Fixas da Fepasa.
Reformada recentemente, está em 2018 em excelentes condições, abrigando
a subprefeitura, um cartório e a polícia militar. Bueno de Andrada
é hoje um distrito de Araraquara. Em 2024 seria uma loja de bebidas, segundo informações.
|
1897
AO LADO: Planta da estação seria modelo para as seguintes da linha (O Estado de S. Paulo, 2/6/1897). |
ACIMA: Primeiro horário de trens da E. F. Araraquara em 1898 - o trem só chegava a Itaquerê - hoje Bueno de Andrada. Notar que a primeira viagem foi em 1° de ouiubro e a notícia saiu somente no dia 2 (O Estado de S. Paulo, 2/10/1898).
|
1898
AO LADO: 9 dias depois, a descrição da 1ª viagem da E. F. Araraquara (O Estado de S. Paulo, 9/10/1898). |
|
AO LADO: Ficha de controle de embarque da Fazenda Baguaçu na
estação de Itaquerê, depois Bueno de Andrada
(Vladimir Benincasa: Velhas Fazendas, Editora UFScar, 2003).
|
ACIMA: O comboio da ALL. com a locomotiva ainda com
a pintura da extinta Ferronorte, chega a Bueno de Andrada, sentido
Matão, em novembro de 2007 (Foto Henrique Aparecido).
ACIMA:
Locomotiva da RUMO aproxima-se da estação de Bueno de
Andrade, em 2/10/2010 (Foto Antonio Britto).
ACIMA: Vista lateral da antiga estação em fevereiro de 2024. Foto: Jair Maziero
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Celso Poli; Helcio Tagliolato; Fernando Pereira; Antonio Alberto
Ravagnani; Henrique Aparecido; Antonio Brito; Anésio
Nieto Lopez; Vladimir Benincasa: Velhas Fazendas,
Editora UFSCar, 2003; O Estado de S. Paulo, 1/10/1898; E. F. Araraquara:
listagem oficial de estações, 1938; Fepasa: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em 1962. Foto Antonio Alberto Ravagnani |
A estação de Bueno de Andrada em 16/09/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Placa da estação em 16/09/2000. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação em maio de 2001. Foto Hélcio
Tagliolato |
Detalhe de uma das janelas da estação (05/2001).
Foto Helcio Tagliolato |
A estação em 2011. Foto Celso Poli |
A estação em 15/5/2016. Foto Fernando Pereira |
A estação em 19/5/2010. Foto Fernando Pereira |
|
|
|
|
|
Atualização:
13.02.2024
|
|