A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Doutor Francisco
Engenheiro San Juan
Teodoro Sampaio
...

ramal de Dourados-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Sorocabana (1961-1971)
FEPASA (1971-c.1988)
ENGENHEIRO SAN JUAN
Município de Mirante do Paranapanema, SP
Ramal de Dourados-km 825,967 (1986)   SP-0313
    Inauguração: 15.02.1961
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1961 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã, no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho até Engenheiro Murgel. Em 1961 chegou a Teodoro Sampaio, para somente em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha, ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986 a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado. Em 1988 todo o ramal estava desativado, e em 1998 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: Era de madeira e foi aberta em 1961. Em 1986, já tinha sido demolida. Ficava à margem da rodovia que ia para Taquarussu. Também dela somente sobra hoje a plataforma de concreto.
(Fontes: Alexandre Scatolon; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1940-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A plataforma da antiga estação e, À esquerda, ao fundo, o rio Paranapanema. Foto Alexandre Scatolon em 2004
   
     
     
Atualização: 29.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.