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VXY Mogiana em MG
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Regente Feijó
Espigão
Quilômetro 732
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Tronco EFS - 1935

IBGE-1974
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1927-1971)
FEPASA (1971-1998)
ESPIGÃO (antiga MANDAGUARI)
Município de Regente Feijó, SP
Linha-tronco - km 776,362 (1931) (*); km 728,418 (1960) (**)   SP-0358
Altitude: 443 m   Inauguração: 19.05.1927
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1938 (já demolido)
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico de Mandaguari foi inaugurado em 1927 (km 789,360), com 505 m de desvios. O motivo da abertura do posto foi o fato de eles serem parte do programa de remodelação para o aumento visado de capacidade do tráfego da estrada.

Nesses anos de 1925-26 foram abertos onze novos postos telegráficos nas diversas linhas da Sorocabana.

Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*).

Os relatórios da Sorocabana acusam a construção de um novo posto telegráfico em 1938 no local.

No dia 29 de setembro de 1949, o nome foi alterado para Espigão, pois o "local onde se acha instalada a estação, em um alto, do qual se divisa o horizonte por todos os lados" (Revista Nossa Estrada, no. 177, março de 1953).

Demolida antes de 1986 (conforme atesta o Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, desse ano), nesse ano somente sobrava a plataforma, além do armazém abandonado. Apesar de demolida há tanto tempo, o trem ainda parava na sua plataforma até meados dos anos 1990. Em 2003 somente existiam duas velhas casas de turma, ao lado da linha, de madeira, em mau estado, tendo o armazém também sido demolido.

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Abastecimento de água

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação de 1927 a 1999. Ao lado, um deles no pátio de Rancharia, em 1992. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968: SP-Botucatu e Botucatu-Pres. Epitacio e SP-Mairinque (Guias Levi).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: José C. Daltozo; Adriano Martins; Nossa Estrada, 1953; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1900-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; IBGE, 1974; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Casas de turma são tudo o que sobrou em Espigão, em setembro de 2000. Foto José Carlos Daltozo

A plataforma da antiga estação, em 01/2003. Foto Adriano Martins

     
     
Atualização: 18.08.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.