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Estrada de Ferro
Sorocabana (c.1958-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
QUILÔMETRO 732
Município de Presidente Prudente, SP |
Linha-tronco - km 731,667 (1960) |
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SP-0569 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1958? |
Uso atual: desconhecido (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958? |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: O posto sem
nome, chamado apenas de Quilômetro 732, foi aberto aparentemente
em 1958 para ser o ponto de saída e pátio de manobras do ramal
de Dourados, que entrou em operação nesse ano, ligando inicialmente
Presidente Prudente a Engenheiro Murgel.
Ele
se localizava cerca de um quilômetro antes da estação
de Presidente Prudente, de onde partia o trem
para o ramal. Em 1965 o ramal chegou até Euclides da Cunha, às margens do Paranapanema.
O ramal nunca chegou a Dourados, em Mato Grosso do
Sul, seu destino projetado.
Com a desativação do ramal, em 1978, para
passageiros, e em 1988, para cargas, o posto perdeu completa-mente
a função. Não era ponto de parada de trens de passageiros:
não encontrei referências a ele em guias de horários.
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1958
À ESQUERDA: Reportagem de junho de 1958 informa
sobre o pátio 732, um "pátio de manobras"
(Folha da Manhã, 28/6/1958).
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ACIMA e ABAIXO: Posto do quilometro 732. (Autor e data desconhecidos).
(Fontes: Elias Vieira; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Foto, sem data, do quilômetro 734 da EFS, 2 quilômetros
além da saída do ramal, no km 732. Acervo Elias
Vieira |
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Atualização:
16.05.2021
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