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E. F. Dom Pedro
II (1875-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
COTEGIPE
Município de Simão Pereira,
MG |
Linha do Centro - km 245,130 (1928) |
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MG-0425 |
Altitude: 468 m |
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Inauguração: 05.11.1875 |
Uso atual: fechado (2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cotegipe foi inaugurada em 1875. O nome foi dado em homenagem
ao Barão de Cotegipe, João Maurício
Wanderley.
A estação tem em alguns dísticos o nome de Barão
de Cotegipe. Fica junto ao rio Paraibuna, onde desagua o rio do
Peixe.
Foi restaurada recentemente, mas seu uso era ignorado: "Estive
em Cotegipe hoje cedo e vi, com felicidade e prazer, que alguma alma
caridosa andou pintando o prédio da antiga estação, incluindo até
a caixa d'água na missão de boa vontade. Entretanto, o imóvel está
fechado, não se percebe ainda alguma destinação que o preserve indefinidamente.
Menos mal, uma vez ou outra nos deparamos com situações ferroviárias
que nos mostram que nem tudo está perdido. Há também
duas casas geminadas construídas pela EFCB. São seis casas ao todo,
todas com a data 1951 e com inscrições da quilometragam da linha.
Uma já foi demolida, as cinco restantes invadidas. Interessante é
a igrejinha, ao fundo, sobre a colina. No livro do Max Vasconcelos
(1928) ele se refere a ela como uma linda capela que chama a atenção
do passageiro. Hoje, infelizmente, está abandonada e em ruínas, sustentando-se
de pé sabe lá Deus como. Nem há mais passageiros para admirá-la"
(Gutierrez L. Coelho, 7/10/2007).
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1924
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de
S. Paulo, 10/9/1924).
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1925
AO LADO: Acidente ente Cotegipe e Sobragy (O Estado de
S. Paulo, 21/4/1924).
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1939
AO LADO: Outro acidente na estação (O Estado
de S. Paulo, 4/1/1939).
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ACIMA: Acidente no pátio da estação
de Cotegipe causando apenas feridos. Tombaram a locomotiva e alguns
carros do Noturno Mineiro, que vinha de Belo Horizonte para o Rio
de Janeiro (O Malho, 13/1/1923). ABAIXO: Desabamento de barreira
em Cotegipe (O Malho, 29/3/1924).
(Fontes: Arthur Bilheri; Jorge Alves Ferreira;
Carlos Latuff; Gutierrez L. Coelho; O Malho, 1923-1924; O Estado de
S. Paulo, 1924, 1925 e 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de
Communicação, 1928; Albino Esteves: Álbum de
Juiz de Fora, 1915) |
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A estação por volta de 1915. Foto Álbum
de Juiz de Fora, 1915 |
A estação em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 02/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em 02/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em 02/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação de Cotegipe, restaurada, em 2007. Foto
Gutierrez L. Coelho |
Bela casa do pátio, construída pela Central em
1951, próxima à estação. Foto Foto
Gutierrez L. Coelho em 2007 |
A estação de Cotegipe, restaurada, em 2007. Foto
Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 4/2011. Foto Arthur Bilheri |
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Atualização:
05.12.2017
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