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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Sobragi
Cotegipe
Matias Barbosa
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Dom Pedro II (1875-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
COTEGIPE
Município de Simão Pereira, MG
Linha do Centro - km 245,130 (1928)   MG-0425
Altitude: 468 m   Inauguração: 05.11.1875
Uso atual: fechado (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cotegipe foi inaugurada em 1875. O nome foi dado em homenagem ao Barão de Cotegipe, João Maurício Wanderley.

A estação tem em alguns dísticos o nome de Barão de Cotegipe. Fica junto ao rio Paraibuna, onde desagua o rio do Peixe.

Foi restaurada recentemente, mas seu uso era ignorado: "Estive em Cotegipe hoje cedo e vi, com felicidade e prazer, que alguma alma caridosa andou pintando o prédio da antiga estação, incluindo até a caixa d'água na missão de boa vontade. Entretanto, o imóvel está fechado, não se percebe ainda alguma destinação que o preserve indefinidamente. Menos mal, uma vez ou outra nos deparamos com situações ferroviárias que nos mostram que nem tudo está perdido. Há também duas casas geminadas construídas pela EFCB. São seis casas ao todo, todas com a data 1951 e com inscrições da quilometragam da linha. Uma já foi demolida, as cinco restantes invadidas. Interessante é a igrejinha, ao fundo, sobre a colina. No livro do Max Vasconcelos (1928) ele se refere a ela como uma linda capela que chama a atenção do passageiro. Hoje, infelizmente, está abandonada e em ruínas, sustentando-se de pé sabe lá Deus como. Nem há mais passageiros para admirá-la" (Gutierrez L. Coelho, 7/10/2007).

1924
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 10/9/1924).

1925
AO LADO:
Acidente ente Cotegipe e Sobragy (O Estado de S. Paulo, 21/4/1924).



1939
AO LADO:
Outro acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 4/1/1939).

ACIMA: Acidente no pátio da estação de Cotegipe causando apenas feridos. Tombaram a locomotiva e alguns carros do Noturno Mineiro, que vinha de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro (O Malho, 13/1/1923). ABAIXO: Desabamento de barreira em Cotegipe (O Malho, 29/3/1924).

(Fontes: Arthur Bilheri; Jorge Alves Ferreira; Carlos Latuff; Gutierrez L. Coelho; O Malho, 1923-1924; O Estado de S. Paulo, 1924, 1925 e 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Albino Esteves: Álbum de Juiz de Fora, 1915)
     

A estação por volta de 1915. Foto Álbum de Juiz de Fora, 1915

A estação em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 02/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em 02/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em 02/2004. Foto Carlos Latuff

A estação de Cotegipe, restaurada, em 2007. Foto Gutierrez L. Coelho

Bela casa do pátio, construída pela Central em 1951, próxima à estação. Foto Foto Gutierrez L. Coelho em 2007

A estação de Cotegipe, restaurada, em 2007. Foto Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 4/2011. Foto Arthur Bilheri
     
Atualização: 05.12.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.