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VXY Mogiana em MG
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Cotegipe
Matias Barbosa
Cedofeita
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Dom Pedro II (1875-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
MATIAS BARBOSA
Município de Matias Barbosa, MG
Linha do Centro - km 252,725 (1928)   MG-0444
Altitude: 477 m   Inauguração: 31.10.1875
Uso atual: o prédio está em pé; uso desconhecido (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Matias Barbosa foi inaugurada em 1875.

Funcionou até 1996, como ponto final do Xangai, que vinha de Juiz de Fora, um trem de subúrbio remanescente dos dias de glória da Linha do Centro.

Em 2007 a estação era um centro cultural. Em junho de 2023 seu uso me era desconhecido.


ACIMA: A estação de Matias Barbosa em 1935 (Foto Eurico Pedroso Filho - acervo Maria Cristina de Gusmão Lobo Pedroso).
1942
AO LADO: Acidente a 3 km da estação (O Estado de S. Paulo, 4/7/1942).

ACIMA: A estação de Matias Barbosa em 15/6/2023 (Foto: Silvio Rizzo).

ACIMA: Plataforma da estação de Matias Barbosa em 15/6/2023 (Foto: Silvio Rizzo).

(Fontes: Silvio Rizzo, 2023; Jorge A. Ferreira, 2003 e 2007; Eurico Pedroso Filho; Maria Cristina de Gusmão Lobo Pedroso; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958)
     

A estação em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958

A estação, lado da plataforma, sem data. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 2003. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 2007. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 2007. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 15/6/2023. Foto Silvio Rizzo
     
Atualização: 18.06.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.