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E. F. Dom Pedro
II (1875-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MATIAS
BARBOSA
Município de Matias Barbosa, MG |
Linha do Centro - km 252,725 (1928) |
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MG-0444 |
Altitude: 477 m |
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Inauguração: 31.10.1875 |
Uso atual: o prédio está em pé; uso desconhecido (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Matias Barbosa foi inaugurada em 1875.
Funcionou até
1996, como ponto final do Xangai, que vinha de Juiz de Fora, um trem de subúrbio remanescente dos dias
de glória da Linha do Centro.
Em 2007 a estação
era um centro cultural. Em junho de 2023 seu uso me era desconhecido.
ACIMA: A estação de Matias Barbosa em
1935 (Foto Eurico Pedroso Filho - acervo Maria
Cristina de Gusmão Lobo Pedroso).
1942
AO LADO: Acidente a 3 km da estação (O Estado de S. Paulo, 4/7/1942). |
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ACIMA: A estação de Matias Barbosa em 15/6/2023 (Foto: Silvio Rizzo).
ACIMA: Plataforma da estação de Matias Barbosa em 15/6/2023 (Foto: Silvio Rizzo).
(Fontes: Silvio Rizzo, 2023; Jorge A. Ferreira, 2003 e 2007; Eurico Pedroso
Filho; Maria Cristina de Gusmão Lobo Pedroso;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958) |
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A estação em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958 |
A estação, lado da plataforma, sem data. Foto
Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2003. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2007. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 2007. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 15/6/2023. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
18.06.2023
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