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E. F. Central do
Brasil (1905-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CURVELO
Município de Curvelo, MG |
Linha do Centro - km 797,297 (1928) |
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MG-0423 |
Altitude: 632,900 m |
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Inauguração: 05.08.1905 |
Uso atual: bem cuidada; uso não confirmado (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Curvelo foi inaugurada em 1905 para atender a uma cidade já
existente na época. A antiga vila de Santo Antonio da Estrada,
fundada no século XVIII, acabou mudando de nome para homenagear
o seu fundador, um açoriano de nome Antonio José
da Silva Curvello.
Outros (Geraldo Faria) atestam que o fundador de Curvelo foi o Padre Antônio de Ávila Corvello. Qual será o correto?
Parece ter havido uma pré-inauguração
da estação em 1904, quando o presidente Rodrigues
Alves visitou a cidade, já se utilizando do trem. Os registros
oficiais, no entanto, dão a data de agosto de 1905 para a inauguração
- entendo que a linha não funcionou oficialmente desde a "inauguração"
da estação em junho de 1904 até agosto de 1905.
A chegada da linha a Curvelo transformou a cidade hum entreposto comercial de uma vasta zona no norte de Minas Gerais, dando-lhe um grande impulso, com o comércio da gado na região e, a partir dos anos 1920, o estabelecimento da indústria de manteiga na região.
A estação deixou de receber trens de passageiros nos anos 1990, quando já havia sido transferida para outro ponto da cidade. Os
Os trilhos foram retirados da estação
e do centro da cidade em 1997 e a nova variante construída passa hoje nos limites da cidade.
Em 2003, a velha estação, já sem trilhos, teve
instalado ali um centro cultural com um novo sistema de iluminação.
Em 2016, estava bem cuidada.
(Veja também CURVELO-NOVA)
ACIMA:
O trem presidencial chega à estação de Curvelo
em junho de 1904 trazendo o Presidente da República,
Rodrigues Alves (O Malho, 20/6/1904).
ACIMA: A foto acima mostra a locomotiva e
o primeiro carro do trem S6 no acidente próximo à estação
de Curvelo em 1908 (Revista da Semana, 22/3/1908).
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1923
AO LADO: Porteiras na cidade (O Estado de S. Paulo, 13/4/1923).
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ACIMA: Casa do
agente (chefe) da estação em Curvelo. A Central do Brasil
podia ser muito mal administrada, mas sabia construir belos prédios
em seus pátios (Foto Gutierrez L. Coelho, 11/4/2009).
ACIMA: Não é muito fácil, devido ao contraste das cores, mas neste mapa do Google de 2022, pode-se ver a linha atual que passa no município de Curvelo em cor cinza claro e o ribeirão Santo Antonio em azul. O rio citado cruza a rodovia 135 e depois a 259, passando ao lado do Hospital Santo Antonio e finalmente o bairro Bandeirantes. Já a linha férrea em cinza vem do sul seguindo como demarcador do bairro Maria Amalia e cruzando a rodovia 259, acompanhando de perto o rio e separando se e afastando-se deste, seguindo para o norte. Reparar, a sudeste, a praça onde parava na linha original o trem da EFCB até os anos 1990 (Praça da Estação)(Google Maps, em 27/7/2022).
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Jorge A. Ferreira; Gutierrez
L. Coelho; Jonathan Sobral; Antonio A. Gorni; O Estado de S. Paulo, 1923; IBGE: Enciclopedia dos Municipios do Brasil, vol. x, pags. 155-156; Revista
da Semana, 1908; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Revista Eletricidade Moderna, 2003; O Malho, 1904; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação, talvez anos 1960. Acervo Jorge A. Ferreira |
A estação, ainda com trilhos, pouco antes da erradicação
do trecho, em 1997. Foto Pedro Paulo Resende |
A estação, ainda com trilhos, pouco antes da erradicação
do trecho, em 1997. Foto Pedro Paulo Resende |
A estação, ainda com trilhos, pouco antes da erradicação
do trecho, em 1997. Foto Pedro Paulo Resende |
A estação, ainda com trilhos, pouco antes da erradicação
do trecho, em 1997. Foto Pedro Paulo Resende |
A estação em 2003. Foto Pedro Paulo Resende |
A estação, em 2003. Foto Revista Eletricidade
Moderna |
A estação em 11/4/2009. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 5/3/2016. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
17.11.2022
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