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E. F. Central do
Brasil (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CALAFATE
Município de Belo Horizonte, MG |
Linha do Paraopeba - km 636,146 (1928) |
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MG-0223 |
Altitude: 848 m |
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Inauguração: 02/1920 |
Uso atual: fechada (2005) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1980 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão
acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga,
provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de
Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar
pela zona de mineração da Linha do Centro, até
General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira.
Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Calafate foi inaugurada em 1920.
Nos anos 1970, houve a união dos trilhos da Rede Mineira de
Viação com os da linha do Paraopeba, da Central
do Brasil, na área urbana de Belo Horizonte, onde as
duas linhas estavam muito próximas. "Dentro do programa
de racionalização de seus serviços, a Superintendência
Regional da RFFSA em Belo Horizonte acaba de unificar os serviços
de mais duas estações, as de Carlos Prates e Calafate,
passando o comando único para esta última"
(Revista Refesa, 1977).
A estação depois foi demolida, para ser colocada em
seu lugar um pequeno prédio, para ainda servir como estação,
pequeno e feio e que em 2005 estava fechado.
Existe hoje também uma outra estação com o mesmo
nome, bem mais recente e próxima a ela, na linha do metrô
de Belo Horizonte.
ACIMA:
Trem do subúrbio de Belo Horizonte chega à estação
de Calafate em 1978 (Autor desconhecido). ABAIXO: Pilares de velha
ponte ferroviária desativada na avenida Silva Lobo, próxima
à antiga estação de Calafate (Google Maps, 2012).
(Fontes: Rafael Nogueira;
J. H. Buzelin; Edernito; Revista Refesa, 1977; Google Maps, 2012;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Calafate, na época da supressão
da estação de Carlos Prates, como citado acima,
em 1977. Foto da revista Refesa |
A estação atual de Calafate, em 1997. Foto Edernilto
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A estação atual de Calafate, em 11/2005. Foto
Rafael Nogueira |
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Atualização:
27.08.2016
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