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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Gameleira
Calafate
Belo Horizonte
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
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Linha do Paraopeba - 1931
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E. F. Central do Brasil (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
CALAFATE
Município de Belo Horizonte, MG
Linha do Paraopeba - km 636,146 (1928)   MG-0223
Altitude: 848 m   Inauguração: 02/1920
Uso atual: fechada (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1980
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Calafate foi inaugurada em 1920.

Nos anos 1970, houve a união dos trilhos da Rede Mineira de Viação com os da linha do Paraopeba, da Central do Brasil, na área urbana de Belo Horizonte, onde as duas linhas estavam muito próximas. "Dentro do programa de racionalização de seus serviços, a Superintendência Regional da RFFSA em Belo Horizonte acaba de unificar os serviços de mais duas estações, as de Carlos Prates e Calafate, passando o comando único para esta última" (Revista Refesa, 1977).

A estação depois foi demolida, para ser colocada em seu lugar um pequeno prédio, para ainda servir como estação, pequeno e feio e que em 2005 estava fechado.

Existe hoje também uma outra estação com o mesmo nome, bem mais recente e próxima a ela, na linha do metrô de Belo Horizonte.
ACIMA: Trem do subúrbio de Belo Horizonte chega à estação de Calafate em 1978 (Autor desconhecido). ABAIXO: Pilares de velha ponte ferroviária desativada na avenida Silva Lobo, próxima à antiga estação de Calafate (Google Maps, 2012).

(Fontes: Rafael Nogueira; J. H. Buzelin; Edernito; Revista Refesa, 1977; Google Maps, 2012; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Calafate, na época da supressão da estação de Carlos Prates, como citado acima, em 1977. Foto da revista Refesa

A estação atual de Calafate, em 1997. Foto Edernilto

A estação atual de Calafate, em 11/2005. Foto Rafael Nogueira
     
Atualização: 27.08.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.