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E. F. Central do
Brasil (1934-1975)
RFFSA (1975-c. 1978) |
CORONEL
EURICO (antiga TOCAS)
Município de São José
do Paraopeba, MG |
Linha do Paraopeba - km 559,420 (1960) |
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MG-3682 |
Altitude: |
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Inauguração: 28.02.1934 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão
acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga,
provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de
Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar
pela zona de mineração da Linha do Centro, até
General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira.
Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Tocas
foi inaugurada em 1934.
A parada mudou de nome após 1960 e
passou a se chamar Coronel Eurico, em homenagem ao Coronel
Eurico Souza Gomes, ex-diretor da Central do Brasil.
Em 1982, com
a parada já desativada, ali era uma vila de 40 casas entre o rio
Paraopeba e a sede do distrito de Aranha, na época pertencente
ao município de Brumadinho; hoje está no de São
José do Paraopeba.
Próximo à parada ficam
os córregos da Parada Dona e da Lagoa Grande, além do
ribeirão dos Marinhos. Nessa época o povoado era também
conhecido com o nome de Lagoa Grande, ainda como Tocas
- nome também da parada por algum tempo, mas o povoado não
fica assim tão perto da antiga parada. Um tanto confuso em
termos de nomes.
A parada já havia sido demolida em 2017.
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guia Levi, 1932-80; Décio Lima Jardim e Marcio Cunha
Jardim, História e Riquezas do Município de Brumadinho,
Prefeitura Municipal de Brumadinho, 1982; Gutierrez L. Coelho) |
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A parada em 20/08/2006. Foto Pedro Paulo Rezende |
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Atualização:
02.10.2019
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