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E. F. Central do
Brasil (1934-1975)
RFFSA (1975-c.1978) |
PARADA DONA
Município de São José
do Paraopeba, MG |
Linha do Paraopeba - km 560,958 (1960) |
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MG-3844 |
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Inauguração: 28.02.1934 |
Uso atual: n/d |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão
acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga,
provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de
Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar
pela zona de mineração da Linha do Centro, até
General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira.
Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
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A ESTAÇÃO: A Parada Dona,
ou Parada das Donas, foi inaugurada em 1934. Em 1982, vivia
da agropecuária. Ficava a apenas 1,5 km da parada das Tocas
(Coronel Eurico). (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-1980; Décio Lima Jardim e
Marcio Cunha Jardim, História e Riquezas do Município
de Brumadinho, Prefeitura Municipal de Brumadinho, 1982) |
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Atualização:
15.08.2012
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