|
|
E. F. Central do
Brasil (1934-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO PEDRO
PAULO
(antiga PARADA DO ONÇA)
Município de Sarzedo, MG |
Linha do Paraopeba - km 606,112 (1960) |
|
MG-1209 |
Altitude: 811 m |
|
Inauguração: 25.10.1934 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
HISTORICO DA LINHA: A linha do
Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão
acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga,
provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de
Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar
pela zona de mineração da Linha do Centro, até
General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira.
Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
|
A ESTAÇÃO: A Parada do
Onça foi inaugurada em 1934.
Depois de 1960 seu nome foi alterado para Engenheiro Pedro Paulo.
Já foi demolida; em 2003 sobrava apenas uma plataforma coberta
de mato e uma placa enferrujada. |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.12.2016
|
|