|
|
E. F. Dom Pedro
II (1888-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RODRIGO
SILVA
Município de Ouro Preto, MG |
Ramal de Ponte Nova - km 520,788 (1928) |
|
MG-0556 |
Altitude: 1.278 m |
|
Inauguração: 01.01.1888 |
Uso atual: Centro Cultural (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da estação
de Burnier, se atingir Ouro Preto, então capital da Província,
de forma que ela se ligasse com o Rio de Janeiro por via férrea.
Somente mais tarde, entre 1914 e 1926, é que foi construído
o trecho que chegaria até Ponte Nova. Por uma resolução
da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964, o ramal passou a ser operado pela Leopoldina.
Por uma resolução da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964, o ramal
passou a ser operado pela Leopoldina. Até 1980 ainda havia
trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte Nova
está desativado, tanto para passageiros como para cargas. Seus
trilhos foram praticamente todos arrancados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação ferroviária
de Rodrigo Silva foi inaugurada em 1º de janeiro de 1888 com
o nome em homenagem ao conselheiro da imperatriz, Rodrigo Augusto
da Silva, com isso o distrito, que antes se chamava José Correia,
devido a uma família que habitava aquela região, passou também a se
chamar Rodrigo Silva.
A história do distrito está ligada à história da estação, uma
vez que foram os ferroviários que o povoaram depois da instalação
da estação. Eles trouxeram seus costumes e culturas, mantidos até
hoje no distrito, como a banda de música, cujo nome é Sociedade Musical
Santa Cecília, fundada por eles em 22/11/1901, hoje com mais de cem
anos de existência.
A estação acabou sendo revitalizada com a ajuda da Fundação de Artes
de Ouro Preto e em 2021 abrigava o "Centro Cultural Maestro José Giovani
Correia de Souza" em homenagem a um maestro da nossa banda que
lutou muito pela preservação do prédio da estação (Fonte: Flávio
Edmundo dos Anjos).
|
1893
AO LADO: Acidente entre Rodrigo Silva e Tripuhy, com mortes (O Estado de S. Paulo, 20/1/1893). |
ACIMA: A estação, em foto sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: Estação de Rodrigo Silva
em 1918, com a chegada do trem (O Malho, 10/8/1918).
ACIMA: Estação de Rodrigo Silva
no final dos anos1980, com vagões de minério (Autor desconhecido).
(Fontes: Marcelo Lordeiro; Renato C. Ramos; Auremar
de Castro; Jonathan Sobral; Flávio Edmundo dos Anjos; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928; O Estado de
Minas, 2002) |
|
|
|
A estação, provavelmente anos 1920. Foto cedida
por Marcelo Lordeiro, Rio de Janeiro, RJ |
A estação, em 12/1986. Foto Renato C. Ramos |
A estação em 02/2002. Foto Auremar de Castro,
do Estado de Minas |
A estação, mais uma vez com cor nova, em 2006.
Cessão Jonathan Sobral |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.04.2022
|
|