|
|
E. F. Central do
Brasil (1910-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AARÃO
REIS
Município de Pirapora, MG |
Ramal de Pirapora - km 987,810 (1928) |
|
MG-3790 |
Altitude: 568 m |
|
Inauguração: 28.05.1910 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Pirapora, que saía da estação de Corinto, chegou
em 1910 a Pirapora, às margens do rio São Francisco,
mas para curzar o rio através de uma ponte ferroviária,
levou 12 anos, quando foi inaugurada a estação de Independência
(Buritizeiro) na margem oposta. Nessa época, o trecho fazia
parte da Linha do Centro da Central do Brasil. Nos anos 1930, entretanto,
com a maior afluência de tráfego na linha para Monte
Azul, esta passou a ser parte do tronco e o trecho Corinto-Pirapora
passou a ser apenas um ramal. Na mesma época, Buritizeiro foi
desativada, junto com a ponte sobre o São Francisco. O ramal
nunca passou dali, ao contrário dos planos de 1922, que pretendiam
chegar a Belem do Pará. No final dos anos 1970, o tráfego
de passageiros foi desativado no trecho. A linha permanece ativa até
hoje (2015), pelo menos oficialmente. Ainda há trilhos sobre
a ponte do São Francisco. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Aarão Reis foi aberta em
1910 juntamente com o trecho e a estação de Pirapora.
Sabe-se que a estação tinha um depósito (de locomotivas?)
em 1930.
A estação já foi demolida.
"A estação em 2015 ficava em local relativamente
isolado e não vi outras construções em volta, somente uma caixa de
concreto com a inscrição "25-6-1960", que eu considero que seja a
base de uma caixa d'água" (Glaucio Henrique Chaves, 5/9/2016). |
|
AO LADO: O Sr, Aarão Reis, quando
diretor da Central do Brasil (O Malho, 24/11/1906).
|
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Folha da Manhã,
1930; O Malho, 1906; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
Restos da estação em 6/5/2015. Foto Glaucio Henrique
Chaves |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.09.2016
|
|