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E. F. Central do
Brasil (1910-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BURITIS
Município de Várzea da Palma,
MG |
Ramal de Pirapora - km 976,236
(1928) |
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MG-3069 |
Altitude: 488 m |
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Inauguração: 28.05.1910 |
Uso atual: Centro de referência cultural
e ferroviária (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: provav. 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Pirapora, que saía da estação de Corinto,
chegou em 1910 a Pirapora, às margens do rio São Francisco,
mas para curzar o rio através de uma ponte ferroviária,
levou 12 anos, quando foi inaugurada a estação de Independência
(Buritizeiro) na margem oposta. Nessa época, o trecho fazia
parte da Linha do Centro da Central do Brasil. Nos anos 1930, entretanto,
com a maior afluência de tráfego na linha para Monte
Azul, esta passou a ser parte do tronco e o trecho Corinto-Pirapora
passou a ser apenas um ramal. Na mesma época, Buritizeiro foi
desativada, junto com a ponte sobre o São Francisco. O ramal
nunca passou dali, ao contrário dos planos de 1922, que pretendiam
chegar a Belem do Pará. No final dos anos 1970, o tráfego
de passageiros foi desativado no trecho. A linha permanece ativa até
hoje (2003), pelo menos oficialmente. Ainda há trilhos sobre
a ponte do São Francisco... |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Buritis foi aberta em 1910 juntamente com o trecho e a estação
de Pirapora.
Depois de desativada, esteve por muitos anos abandonada, no meio
do nada.
"A vila onde fica o prédio tem
o nome curioso de Buritis das Mulatas . É uma vila empoeirada
com apenas uma rua, no meio do nada, deve haver umas 200 almas. O
lugar até que é bonito. Com o fim do trem, parou no tempo e ficou
esquecida como outras tantas. Curiosamente há um grande buriti crescendo
ao lado da estação" (Rodrigo
Cabredo, 08/2005).
A estação foi recuperada em 2015. "A estação
do distrito de Buritis das Mulatas foi transformada em um centro de
referencia ferroviária e cultural, um projeto do historiador Moisés
Vieira Neto" (João Batista Filho, 2015).
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AO LADO: Fogo na
ponte próximo à estação de Buritis
em 1929 (O Estado de S. Paulo, 30/7/1930).
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ACIMA: A placa com o nome indica a chegada à
vila (Foto Gutierrez L. Coelho, 11/4/2009).
AO LADO: Acidente com tombamento de locomotiva em 1930
no pátio de Buritis (Folha da Manhã, 25/6/1930).
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(Fontes: Glaucio H. Chaves; Rodrigo Cabredo;
João Batista Filho; Gutierrez L. Coelho; O Estado de S. Paulo, 1929;
Folha da Manhã, 1930; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928) |
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A estação de Buritis, em ruínas, em 08/2005.
Foto Rodrigo Cabredo |
A estação de Buritis, em ruínas, com o
grande buriti atrás dela, em 08/2005. Foto Rodrigo Cabredo
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Nada mudou em 4 anos. Foto Gutierrez L. Coelho, 11/4/2009 |
Do outro lado da estação, mudou o empedramento
da linha, com trens agora correndo novamente. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação de Buritis restaurada em 2015. Foto
João Batista Filho |
A ex-estação de Buritis em 2016. Foto Glaucio
H. Chaves |
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Atualização:
26.07.2017
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