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E. F. Central do
Brasil (1942-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CAPELA BRANCA
Município de Bela Vista de Minas, MG |
Ramal de Nova Era - km 725,270 (1960) |
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MG-4515 |
Altitude: 546 m |
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Inauguração: 13.10.1942 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de
Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro
Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus
relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou
a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova
Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória
a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal já nos
anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à
questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO: O posto telegráfico
de Capela Branca foi inaugurado em 1942.
Em 2016, não existiam mais vestigios da estação. Apenas ali
perto sobrava uma ponte no encontro dos rios Piracicaba e Santa Barbara.
(Fontes: Elizeu Assis; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
14.11.2016
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