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E. F. Central do
Brasil (1936-1975)
RFFSA (1975-1997) |
PEDRA FURADA
Município de Nova Era, MG |
Ramal de Nova Era - km 732,754 (1960) |
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MG-4514 |
Altitude: 531 m |
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Inauguração: 30.01.1936 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de
Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro
Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus
relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou
a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova
Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória
a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal já nos
anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à
questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pedra Furada foi inaugurada em 1936. Ficava junto ao rio
Piracicaba. Não sei se a estação ainda existe,
hoje já sem trilhos.
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Nova
Era, mostrando também a estação da Pedra Furada
(mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960).
(Fontes: IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
14.11.2016
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