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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Valporto de Sá
José Brandão
Caeté
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1992)
JOSÉ BRANDÃO
(antiga MUNDEUS e GORCEIX)
Município de Caeté, MG
Ramal de Nova Era - km 603,766 (1960)   MG-0145
    Inauguração: 1926
Uso atual: moradia   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal já nos anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD, dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada, fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6 (Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS INFORMAÇÕES
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1926 com o nome de Gorceix (há fontes que citam a data de 30.06.1919 para a inauguração da estação). Dali saía uma linha de 9 km de 60 cm de bitola para levar o minério até a Companhia União, em 1928 a siderúrgica próxima à estação. Segundo Max Vasconcellos, o nome com o qual a estação foi aberta era Mundeus, passando logo em seguida para Gorceix, homenageando Henry Gorceix, professor de mineralogia da Escola de Minas. Em 1935, o nome da estação já era Gorceix. Em 1944, a estação já se chamava José Brandão. Com as diversas modificações pelas quais passou o ramal, em 1992 essa

ACIMA: Anúncio de 1935 sobre a Companhia Ferro Brasileiro - Usina Gorceix, 1935 - Estação de Gorceix (Diario Carioca, 17/7/1935).
estação foi eliminada da linha, depois de desativada em 1988. "Atrás da estação funcionava a Cia. Ferro Brasileiro, uma grande metalúrgica que funcionou entre os anos 1940 e 1995. A estação se localizava no pátio da EFCB que servia a essa metalurgia. Depois de desativada, o prédio azul (ver foto abaixo) ficou em desuso, até que uma fábrica de pipocas se instalou lá. Por sua vez, a estação serviu como Centro Espírita, mas depois foi invadida e serve hoje de moradia para duas famílias - foi modificada com a abertura de novas portas. Os trilhos foram retirados em 1992. O leito da antiga ferrovia foi abandonado e dezenas de famílias construíram suas moradias por onde ele passava - na mesma foto abaixo, à direita da estação, dá para se ver uma casa que construída onde passavam os trilhos" (Leandro Damasceno Coelho, outubro de 2008). A estação fica onde a estrada que vem da BR-381 passa por baixo da linha férrea. Nicholas Burman diz que "o nome da empresa era outro, tipo 'Companhia Siderúrgica Franco-Brasileira, Usina Gorceix'. Veja anúncio acima. A usina cresceu, no entanto já não está operacional.
(Fontes: Leandro D. Coelho; Nicholas Burman; Diario Carioca, 1935; RFFSA; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

A estação, ainda com trilhos, sem data. Foto do acervo da RFFSA

A estação, já sem trilhos, em agosto de 2008. Foto Leandro D. Coelho
     
     
Atualização: 29.06.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.