A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Mestre Caetano
Valporto de Sá
José Brandão
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
E. F. Central do Brasil (1919-1975)
RFFSA (1975-1992)
VALPORTO DE SÁ
Município de Sabará, MG
Ramal de Nova Era - km 597,330 (1960)   MG-4372
  Inauguração: 05.04.1919
Uso atual: abandonada   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal já nos anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD, dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada, fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6 (Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS INFORMAÇÕES
 
A ESTAÇÃO: A estação de Valporto de Sá foi inaugurada em 1942

ACIMA: (esquerda) Cabeceiras de pedra de ponte entre Mestre Caetano e Valporto de Sá. (direita) Entrada de túnel no mesmo trecho (CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR) (Fotos Carlos Latuff, 8/2009).
ACIMA: (esquerda) Boca do túnel. (direita) Detalhes da entrada do túnel. (CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR) (Fotos Carlos Latuff, 8/2009).
com o nome de Quilômetro 597. Está hoje abandonada e coberta de mato.
(FONTES: Carlos Latuff, 2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Valporto de Sá em 8/2009. Foto Carlos Latuff

Estação de Valporto de Sá em 8/2009. Foto Carlos Latuff
   
     
Atualização: 14.08.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.