A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Prata
Andrade Araújo
Caioaba
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ANDRADE ARAÚJO
Município de Nova Iguaçu, RJ
Linha Auxiliar - km 34,196 (1928)   RJ-1278
Altitude: 11 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Andrade Araujo foi inaugurada em 1896 (cf. Relatorio do Ministerio de Industria, Viação e Obras Publicas relativo ao ano de 1896 apresentado em maio de 1897). O nome foi adotado de um proprietário de terras cedidas para a passagem da linha.

Pode ter tido o nome de Figueira ainda durante a construção (cf. Relatorio do Ministerio de Industria, Viação e Obras Publicas relativo ao ano de 1896 apresentado em maio de 1897). Não há comrovação disto.

A estação teria sido aberta com a linha da Melhoramentos, em 28/05/1898, segundo Max Vasconcellos (1928). O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) considera a mesma data de abertura.

Passou a fazer parte da Linha Auxiliar da Central em 1903.

Em 1927-8, era o ponto final dos trens de subúrbio da linha Auxiliar (veja caixa abaixo).

Até os anos 1960 ainda era parada de trens que se dirigiam a Japeri pela Linha Auxiliar, e dali para Porto Novo. Depois, com a supressão do trecho entre Costa Barros e Japeri para trens de subúrbios , a estação foi fechada. Consta que já foi demolida.

1927
AO LADO:
Passageiros nos suburbios da Linha Auxiliar e em outros da Central do Brasil (O Estado de S. Paulo, 1/12/1927).

ACIMA: Estação de Andrade Araujo em agosto de 1938 (acervo Vida Domestica).
     

A estação de Andrade Araújo, em 03/1964. ao lado de uma Pacific 1522. Foto de Ricardo F. Bokelmann, do livro MRS Logistica S. A., Memória do Trem, 2002
   
     
     
Atualização: 19.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.