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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ANDRADE
ARAÚJO
Município de Nova Iguaçu, RJ |
Linha Auxiliar - km 34,196 (1928) |
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RJ-1278 |
Altitude: 11 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Andrade Araujo foi inaugurada em 1896 (cf. Relatorio do Ministerio de Industria, Viação e Obras Publicas relativo ao ano de 1896 apresentado em maio de 1897). O nome foi adotado de um proprietário de terras cedidas
para a passagem da linha.
Pode ter tido o nome de Figueira ainda durante a construção
(cf. Relatorio do Ministerio de Industria, Viação e Obras Publicas relativo ao ano de 1896 apresentado em maio de 1897). Não há comrovação disto.
A estação
teria sido aberta com a linha da Melhoramentos,
em 28/05/1898, segundo Max Vasconcellos (1928). O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) considera a mesma data de abertura.
Passou a fazer parte da Linha Auxiliar da Central em 1903.
Em 1927-8, era o ponto final dos trens de subúrbio da linha
Auxiliar (veja caixa abaixo).
Até os anos 1960 ainda era parada de trens que se dirigiam
a Japeri pela Linha Auxiliar, e dali para Porto Novo.
Depois, com a supressão do trecho entre Costa Barros
e Japeri para trens de subúrbios , a estação foi fechada. Consta que já foi
demolida.
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1927
AO LADO: Passageiros
nos suburbios da Linha Auxiliar e em outros da Central do
Brasil (O
Estado de S. Paulo, 1/12/1927).
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ACIMA: Estação de Andrade Araujo
em agosto de 1938 (acervo Vida Domestica). |
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A estação de Andrade Araújo, em 03/1964.
ao lado de uma Pacific 1522. Foto de Ricardo F. Bokelmann, do
livro MRS Logistica S. A., Memória do Trem, 2002 |
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Atualização:
19.06.2019
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