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E.
F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1913-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
PRATA Município
do Nova Iguaçu, RJ |
Linha Auxiliar
- km 32,384 (1928) |
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RJ-2325 |
Altitude: 16,520 m |
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Inauguração: 1896 |
Uso atual: bar (2007) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA:A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Prata foi inaugurada em 1896 (cf. Relatorio do Ministerio de Industria, Viação e Obras Publicas relativo ao ano de 1896 apresentado em maio de 1897).
A estação de Prata teria sido inaugurada em 1913, segundo Max Vasconcellos (1928) ou em 28/3/1898 (cf. o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960), mas esta última data somente se justificaria se esta estação for a sucessora da estação de Camboatá, conforme explicado na página desta última estação. Até lá, continuam sendo mostradas duas páginas separadas para este caso. (ver estação de Camboatá)
não
tem mais movimento de trens de subúrbio. Desde os anos 1970,
quando parte do trecho da linha além da estação
de Costa Barros foi utilizado para a construção
da linha cargueira Japeri-Arará, as estações
que ficavam adiante não são mais utilizadas para trens
de subúrbio. Estes trens, hoje, seguem de Costa Barros
e entram no sentido da Pavuna, dali chegando a Belford Roxo,
utilizando-se de linhas originadas tanto do antigo ramal Circular
da Pavuna quanto da extinta E. F. Rio do Ouro. Ou seja:
há uma linha de subúrbios que liga Dom Pedro
II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, direta, fusão de
três antigas ferrovias que deixaram de existir há muitos
anos.
A estação de Prata, contra a informação
de um funcionário da estação de Rocha Sobrinho,
de que todas as estações e paradas até Japeri teriam sido demolidas
pela própria RFFSA, ainda existia em 2007 (ver foto ao pé da página) e era então o bar dos
Cornos, segundo Alvano Tomei, que a fotografou nesse ano,
à beira dos trilhos da linha Japeri-Arará, por onde ainda passavam os cargueiros
da MRS. |
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A antiga estação de Prata em 10/2007. Foto Alvano
Tomei |
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Atualização:
19.06.2019
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