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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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(até c. 1970):
Rocha Sobrinho
Prata
Andrade Araújo
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1913-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
PRATA
Município do Nova Iguaçu, RJ
Linha Auxiliar - km 32,384 (1928)   RJ-2325
Altitude: 16,520 m   Inauguração: 1896
Uso atual: bar (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA:A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Prata foi inaugurada em 1896 (cf. Relatorio do Ministerio de Industria, Viação e Obras Publicas relativo ao ano de 1896 apresentado em maio de 1897).

A estação de Prata teria sido inaugurada em 1913, segundo Max Vasconcellos (1928) ou em 28/3/1898 (cf. o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960), mas esta última data somente se justificaria se esta estação for a sucessora da estação de Camboatá, conforme explicado na página desta última estação. Até lá, continuam sendo mostradas duas páginas separadas para este caso. (ver estação de Camboatá)

não tem mais movimento de trens de subúrbio. Desde os anos 1970, quando parte do trecho da linha além da estação de Costa Barros foi utilizado para a construção da linha cargueira Japeri-Arará, as estações que ficavam adiante não são mais utilizadas para trens de subúrbio. Estes trens, hoje, seguem de Costa Barros e entram no sentido da Pavuna, dali chegando a Belford Roxo, utilizando-se de linhas originadas tanto do antigo ramal Circular da Pavuna quanto da extinta E. F. Rio do Ouro. Ou seja: há uma linha de subúrbios que liga Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, direta, fusão de três antigas ferrovias que deixaram de existir há muitos anos.

A estação de Prata, contra a informação de um funcionário da estação de Rocha Sobrinho, de que todas as estações e paradas até Japeri teriam sido demolidas pela própria RFFSA, ainda existia em 2007 (ver foto ao pé da página) e era então o bar dos Cornos, segundo Alvano Tomei, que a fotografou nesse ano, à beira dos trilhos da linha Japeri-Arará, por onde ainda passavam os cargueiros da MRS.
     

A antiga estação de Prata em 10/2007. Foto Alvano Tomei
   
     
     
Atualização: 19.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.