A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Mestre Xisto
Avelar
Vila Rica
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D

...
 
E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
AVELAR
Município de Pati do Alferes, RJ
Linha Auxiliar - km 137,535 (1928)   RJ-1274
Altitude: 486,400 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: em pé - uso desconhecido (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Avelar foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Seu nome vinha de Joaquim Ribeiro Velho de Avellar, fazendeiro da região que cedeu terras para a passagem da ferrovia.

Max Vasconcelos
(1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram a data de abertura igual à dos horarios de 1898.

Em 2008 a estação ainda estava em bom estado.


À ESQUERDA: Ontem e hoje (Sem data): a estação em funcionamento e hos últimos anos sem movimento algum. (Fotos Alexandre Resende e Jorge Alves Ferreira).

ACIMA: A estação de Avelar com o trem da RFFSA. Anos 1980? (Foto Alexandre Rezende).

(Fontes: Jorge Alves Ferreira; Alexandre Rezende; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação. 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht).
     

A estação de Avelar, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 04/2003. Foto Jorge Alves Ferreira
 
     
     
Atualização: 25.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.