|
|
E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AVELAR
Município de Pati do Alferes, RJ |
Linha Auxiliar - km 137,535 (1928) |
|
RJ-1274 |
Altitude: 486,400 m |
|
Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: em pé - uso desconhecido (2008) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Avelar foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Seu nome vinha de Joaquim
Ribeiro Velho de Avellar, fazendeiro da região
que cedeu terras para a passagem da ferrovia.
Max Vasconcelos(1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram a data de abertura igual à dos horarios de 1898.
Em 2008 a estação ainda
estava em bom estado.
|
À ESQUERDA: Ontem e hoje (Sem data): a estação em
funcionamento e hos últimos anos sem movimento algum.
(Fotos Alexandre Resende e Jorge Alves Ferreira).
|
ACIMA: A estação de Avelar com o trem
da RFFSA. Anos 1980? (Foto Alexandre Rezende).
(Fontes: Jorge Alves
Ferreira; Alexandre Rezende; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de
Communicação. 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht). |
|
|
|
A estação de Avelar, em 09/2002. Foto Jorge Alves
Ferreira |
A estação em 04/2003. Foto Jorge Alves Ferreira |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.06.2019
|
|