|
|
E.
F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1943-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
VILA
RICA Município
de Pati do Alferes, RJ |
Linha Auxiliar
- km 140,287 (1943) |
|
RJ-1308 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1943 |
Uso atual: em pé - uso desconhecido (2002) |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Vila Rica foi inaugurada em 1943, de acordo com o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960), sucedendo a Parada km 140.
Em 2002 ainda existia o pequeno prédio,
com uso desconhecido para mim.
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Edison V. Teixeira; J.
H. Buzelin e J. B. Setti: Uma Ferrovia e suas raízes, 2001;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A parada tendo ao lado um auto de linha, sem data. Foto Edison
V. Teixeira, extraída do livro FCA: Uma Ferrovia e
suas raízes, de Buzelin e Setti, 2001 |
A parada de Vila Rica, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira
|
A parada de Vila Rica, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
15.06.2019
|
|