|
|
E.
F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (n/d -1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MESTRE
XISTO Município
de Pati do Alferes, RJ |
Linha Auxiliar
- km - |
|
RJ-1298 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: nenhum (2018) |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A data da abertura da parada não é conhecida. Em Max Vasconcellos (1982) e no Guia Geral das Esradas de Ferro do Brasil de 1960 não consta seu nome.
Só se sabe que ela ficava entre as paradas de General Zenobio e de Avelar.
"A parada de Mestre Xisto está conservada porque o neto do Mestre
Xisto mora ao lado e ele mantém a conservação para preservá-la" (Roberto
Graciani, Belo Horizonte, MG em 2018).
ACIMA: Ainda dá para imaginar que um dia o trem passou por aqui? (Foto: Jorge Ferreira Jr. em 9/3/2023).
(Fontes: Roberto Graciani, 2004; Jorge Ferreira Junior, 2023; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Max Vasconcellos, 1928)
. |
|
|
|
A parada em 01/2004. Foto Roberto Graciani |
A parada em 9/3/2023 - Foto Jorge Ferreira Jr. |
|
|
|
|
|
Atualização:
10.03.2023
|
|