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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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General Zenóbio
Mestre Xisto
Avelar
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (n/d -1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
MESTRE XISTO
Município de Pati do Alferes, RJ
Linha Auxiliar - km -   RJ-1298
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: nenhum (2018)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A data da abertura da parada não é conhecida. Em Max Vasconcellos (1982) e no Guia Geral das Esradas de Ferro do Brasil de 1960 não consta seu nome.

Só se sabe que ela ficava entre as paradas de General Zenobio e de Avelar.

"A parada de Mestre Xisto está conservada porque o neto do Mestre Xisto mora ao lado e ele mantém a conservação para preservá-la" (Roberto Graciani, Belo Horizonte, MG em 2018).


ACIMA: Ainda dá para imaginar que um dia o trem passou por aqui? (Foto: Jorge Ferreira Jr. em 9/3/2023).

(Fontes: Roberto Graciani, 2004; Jorge Ferreira Junior, 2023; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Max Vasconcellos, 1928) .
     

A parada em 01/2004. Foto Roberto Graciani

A parada em 9/3/2023 - Foto Jorge Ferreira Jr.
 
     
Atualização: 10.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.