A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Sapucaia
Benjamim Constant
Teixeira Soares
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Dom Pedro II - ramal de Porto Novo (1871-1890)
E. F. Central do Brasil - ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
BENJAMIN CONSTANT
(antiga OURO FINO)
Município de Além Paraíba, MG
Linha Auxiliar - km 219,464 (1928)   MG-3182
Altitude: 183 m   Inauguração: 06.08.1871
Uso atual: em ruínas (2019)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ouro Fino, renomeada mais tarde como Benjamin Constant, foi inaugurada em 1871 pela E. F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo, ramal que foi reduzido em 1911 a bitola métrica e incorporado à Linha Auxiliar da EFCB.


ACIMA: Bilhete postal enviado da estação de Ericeira, da Leopoldina, para a estação de Benjamin Constant em 1908 (Acervo Vera Platineti).

ACIMA: A estação em ruínas e seu pátio, somente com a linha principal, em maio de 2011 (Foto Josias FM).


ACIMA: A estação - ou o que restou dela - em 2019 (Foto Ricardo Raipp)


(Fontes: Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho; Josias FM; Vera Platineti; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1975. Foto Hugo Caramuru

Ruínas da outrora bela estação, em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho

Ruínas da outrora bela estação, em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho

Ruínas da outrora bela estação, em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho
   
     
Atualização: 08.03.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.