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E. F. Dom Pedro
II - ramal de Porto Novo (1871-1890)
E. F. Central do Brasil - ramal de Porto Novo
(1890-1911)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
TEIXEIRA
SOARES
Município de Além Paraíba,
MG |
Linha Auxiliar - km 223,844 (1928) |
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MG-3371 |
Altitude: 169,360 m |
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Inauguração: 18.05.1871 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Teixeira Soares foi inaugurada em 1871 pela E. F. Dom
Pedro II no ramal de Porto Novo, reduzido em 1911 a bitola
métrica e incorporado à Linha Auxiliar da EFCB.
Ela foi construída em terras de Carlos Teixeira Soares,
a Fazenda Gironda, e era a ele que homenageava e não a seu
irmão João, engenheiro de tantas ferrovias no
Brasil.
A estação não é citada no livro
de Cyro Pessoa Jr., de 1886.
Depois desua desativação nos anos 1970-80, a estação
foi demolida e estava invadida pelo mato em 2006. "Veja que nem
o poste com a quilometragem escapou, ele jaz sobre a plataforma"
(Gutierrez L. Coelho, 01/2006).
ACIMA: Bonde na Fazenda Gironda, de Carlos Teixeira Soares,
foto sem data (http://alemparaibahistoria. blogspot.com).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Cyro Diocleciano Ribeiro
Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886;
http://alemparaibahistoria.blogspot.com; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1908-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação, possivelmente anos 1920. http://alemparaibahistoria
.blogspot.com/ |
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Plataforma da estação, acima e à esquerda,
em 12/2005. Fotos Gutierrez L. Coelho |
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Atualização:
17.06.2019
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