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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Benjamim Constant
Teixeira Soares
Simplício
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro II - ramal de Porto Novo (1871-1890)
E. F. Central do Brasil - ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
TEIXEIRA SOARES
Município de Além Paraíba, MG
Linha Auxiliar - km 223,844 (1928)   MG-3371
Altitude: 169,360 m   Inauguração: 18.05.1871
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Teixeira Soares foi inaugurada em 1871 pela E. F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo, reduzido em 1911 a bitola métrica e incorporado à Linha Auxiliar da EFCB. Ela foi construída em terras de Carlos Teixeira Soares, a Fazenda Gironda, e era a ele que homenageava e não a seu irmão João, engenheiro de tantas ferrovias no Brasil.

A estação não é citada no livro de Cyro Pessoa Jr., de 1886.

Depois desua desativação nos anos 1970-80, a estação foi demolida e estava invadida pelo mato em 2006. "Veja que nem o poste com a quilometragem escapou, ele jaz sobre a plataforma" (Gutierrez L. Coelho, 01/2006).


ACIMA: Bonde na Fazenda Gironda, de Carlos Teixeira Soares, foto sem data (http://alemparaibahistoria. blogspot.com).

(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Cyro Diocleciano Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; http://alemparaibahistoria.blogspot.com; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1908-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, possivelmente anos 1920. http://alemparaibahistoria .blogspot.com/

Plataforma da estação, acima e à esquerda, em 12/2005. Fotos Gutierrez L. Coelho
   
     
Atualização: 17.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.