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E. F. Dom Pedro
II - ramal de Porto Novo (1871-1890)
E. F. Central do Brasil - ramal de Porto Novo
(1890-1911)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
SAPUCAIA
Município de Sapucaia, RJ |
Linha Auxiliar - km 212,375 (1928) |
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MG-1315 |
Altitude: 214 m |
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Inauguração: 20.01.1871 |
Uso atual: museu (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Sapucaia foi inaugurada em 1871 pela E. F. Dom Pedro II no
ramal de Porto Novo, reduzido em 1911 a bitola métrica
e incorporado à Linha Auxiliar da EFCB.
A estação é a última em território
do Estado do Rio de Janeiro, antes de a linha cruzar novamente o rio
Paraíba e retornar a Minas Gerais.
Depois de anos em quase-ruína total , a estação
foi reformada e estava servindo como museu (ou centro cultural, como
afirmam outros) em 2015.
ACIMA:
Reportagem sobre a inauguração da estação
de Sapucaia em 1871 (Diario de Noticias, 24/1/1871).
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1891
AO LADO: Desarranjo próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 5/3/1891). |
ACIMA: A estação
de Sapucaia em 1922 (Autor desconhecido).
ACIMA: O
trem da Leopoldina passa pelas ruas de Sapucaia em 1974 (Foto Hugo
Caramuru).
ACIMA: Casa de turma da Central em Sapucaia em 2018 (Foto Daniel Guimarães).
(Fontes: Gutierrez L.
Coelho; Adinalzir Pereira; Elisa Rosa; Nilson Rodrigues; Salles Filho;
Hugo Caramuru; Jorge Alves Ferreira; Leonardo Bloomfield; William
I. Martins; Amadeu M. Gomes; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de
Communicação, 1928; Mapa - R. M. Giesbrecht) |
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Em 1989, a estação estava em ruínas, depois
de desativada no início dos anos 1980. Foto Adinalzir
Pereira e Elisa Rosa |
A estação já reformada, em 02/2000. Foto
Nilson Rodrigues
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A estação em 30/12/2001. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação de Sapucaia, em 08/2002. Foto Jorge
Alves Ferreira |
A estação de Sapucaia, em 08/2002. Foto Jorge
Alves Ferreira |
A estação de Sapucaia, em 08/2002. Foto Jorge
Alves Ferreira |
A estação de Sapucaia, em 08/2002. Foto Jorge
Alves Ferreira |
A estação de Sapucaia, em 08/2002. Foto Jorge
Alves Ferreira |
A estação em 2004. Foto William I. Martins |
A estação em 06/2005. Foto Leonardo Bloomfield |
A estação e suas plataformas, em janeiro de 2008.
Foto Amadeu M. Gomes |
A estação e suas plataformas, em janeiro de 2008.
Foto Amadeu M. Gomes |
A estação e suas plataformas, em janeiro de 2008.
Foto Amadeu M. Gomes |
A estação em agosto de 2013. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 12/2015. Foto Salles Filho |
A estação em 09/2018, Foto Daniel Guimarães |
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Atualização:
27.04.2020
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